A pesquisa não tem nenhum fim comercial. Os dados não serão utilizados para propaganda e nem para Spam. É importante que todos os escaladores participem.
Esta pesquisa tem uma grande importância. Todos sabem que a cultura do montanhismo no Brasil já é antiga e que após os anos de 1990 teve um grande crescimento. Entretanto hoje não sabemos quantas pessoas escalam e fazem montanhismo no país e nem mesmo sabemos onde elas moram.
Não é a primeira pesquisa do gênero realizada no país. Em 2003 houve um censo de escalada amplamente divulgada nas listas de discussão. Passado 6 anos, é preciso atualizar e comparar os dados.
Em 2003 o panorâma da escalada era outra. O dólar nesta época batia a casa dos quatro reais, equipamentos começaram a ficar caros e mais tarde a escalada sofreu algumas perdas, com o fechamento de ginásios e do maior meio de comunicação entre os escaladores, que foi a falência da revista Headwall.
Hoje vivemos outra época. A internet é bem mais disseminada, vivemos a era dos blogs e da comunicação livre e dinâmica. O dólar é muito mais barato e aparentemente existem mais facildades e incentivos para o desenvolvimento de uma nova geração. Será que isto está ocorrendo? Será que a comunidade de escaladores cresceu? envelheceu? ou renovou? Onde moram os escaladores de 2009? que tipo de escalada eles mais gostam e praticam? Essas são perguntas que queremos saber.
Nos ajude a responder: Participe do Censo 2009 de escaladores e montanhistas no Brasil!
Para participar: