Agradeço do fundo do coração a vibe de toda comunidade em cada boulder, em cada palavra, em cada momento de comunhão na pedra, a receptividade da Luana e Orlando Mohallen, e o apoio do proprietário do Sítio Paraíso – Sr. Wander, que além de toda hospitalidade, cuida com carinho do ´paraíso dos bordis´ (com lindas orquídeas, bromélias e árvores arborizando o “mini-fontainebleau”! )
A minha escolha de escalada no sábado foi a Pedra da Piedade, local que oferece mais de 60 vias em um granito de alta qualidade bem pertinho da cidade.
Minha introdução na Piedade se deu na via “Diedrinho”, um 8a lindo com uma sequência bem definida de movimentos de crux lá pela quinta chapa, após sair do Diedrinho. A movimentação que dá o grau da via é caracterizada por regletes, movimentos esticados que requerem posicionamento e um trabalhinho de pés! Beem divertido!
Outra via muito boa é a “Tomb Rider”, 7b de 30 metros um pouco mais à direita da “Diedrinho”, com uma saidinha casca que, a meu ver, gradua a via… hehehe…
O final da via mantém o grau 7a/7b, e pra quem está acostumado com a chapeleta no pé (como eu), dá pra passar aquela sensação de medinho típica: “Não posso cair nem a pau” antes da parada final, uma vez que a penúltima proteção está em cima de um suave platô…
Durante a noite, apresentei minha palestra contando um pouco sobre minha trajetória competitiva, com algumas fotos, passando sobre assuntos como ciclos, sonhos e escolhas dentro do montanhismo, respeito, mulheres na escalada e no esporte, TPM, descanso, treinamento, competição, desconhecido, desafio, nutrição, viagens e comunhão.
Na sequência, pudemos conferir a deliciosa palestra do Edemilson Padilha que contou sobre a conquista da via “Place of Happiness” realizada em julho de 2009 na Pedra Riscada(MG) ao lado dos escaladores Horacio Gratton (ARG), Stefan Glowacz (ALE) e Holger Heuber (ALE).
“A via percorre a aresta norte da Pedra Riscada (São José do Divino-MG) por 800 metros, toda em livre!!! Com dificuldades até 9a (graduação brasileira). Foram 2 semanas de trampo pesado, finalizando com um show do Zé Ramalho e a alemãozada caindo no forró…rsrsrs.”
Além da apresentação do croqui, da proza e das lindíssimas fotos (olha só a linha e o visual logo aqui ao lado), Ed apresentou um vídeo pra lá de divertido sobre a Conquista. Parabéns Man!!!
Após as palestras, seguimos para a escaladinha noturna nos boulders do “Paraíso”… Escalar com headlamp à noite ao ar livre é ótimo, principalmente porque vc escala somente olhando para o próximo movimento, esquecendo que está cada vez mais alto… ehhe
Nessa hora, é fundamental (como sempre) que a galera fique embaixo posicionando bem o crash-pad e dando segurança de corpo (ato que tenho visto cada vez mais raramente na prática do boulder… Vamos ficar espertos com a segurança de corpo!!)…
A turma que está embaixo deve estar sempre ligada na possibilidade de uma queda, ainda mais à noite, quando as sombras confundem a visão do escalador na hora de identificar principalmente o posicionamento dos pés…
No domingo cedo, enquanto a chuva não vinha, pudemos fazer um pouco mais de força!
Na brincadeira, não é que saiu um V6 para mim, escaladora assumida de vias de resistência!… O boulder do dia foi a “Extensão do Piranhudo”!… Nomezinho mais estranho esse hein… Mas o boulder é um luxo, com posicionamentos de calcanhar super gostosos… iniciando pelo V3 (do piranhudo que vale a pena também) emendando no bloco ao lado, em um movimento de ombro potente!
http://www.cmi.org.br
http://www.triboo.com.br/
Foto de Eliseu Frechou
Estação de Itajubá. Foto de Naoki Arima
Escaladora na Nem Fudendo Piedade Fotos Naoki Arima
Escalador na Casquinha de Ovo Fotos Naoki Arima
Escalador na Casquinha de Ovo Fotos Naoki Arima
Eliseu na Sucção de Umbigo
Eliseu na Sucção de Umbigo
Eliseu Frechou na CQC
Despedida
Boulder Novo – Foto Reinis Osis
Antonio Dr. na Seleção Natural – Foto Eliseu Frechou
Daniel, Bruna, Cristian, Tio Wander, Tadashi, Orlando e Dona Sônia
Janine Cardoso é a atual campeã brasileira de escalada e conta com o apoio da THE NORTH FACE e da CASA DE PEDRA!