Livro traz roteiro de trilhas, cachoeiras e montanhas do PNSO

0

O novo livro do montanhista Waldyr Neto e de Ernesto Viveiros de Castro, chefe do Parque Nacional da Serra dos Orgãos foi considerado um exemplo de iniciativa individual pelo Ministro do Turismo Luis Barreto.


Nas comemorações dos 70 anos de criação, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos recebeu mais um presente. O livro “Parque Nacional da Serra dos Órgãos: Guia de trilhas, cachoeiras e montanhas”, de Waldyr Neto e Ernesto Viveiros de Castro, mostra que a unidade de conservação tem muito mais a oferecer do que o Dedo de Deus e a travessia Petrópolis-Teresópolis.

São 43 roteiros no Parque e nas vizinhanças, que incluem atrativos históricos, cachoeiras, poços, trilhas auto guiadas e uma seleção de trilhas e escaladas nas montanhas da Serra. O livro traz também informações sobre a história e a excepcional biodiversidade da região, além de dicas de conduta consciente e normas do Parque.

O montanhista e autor Waldyr Neto destaca que as 256 páginas do guia trazem centenas de fotos e mapas coloridos e informações sobre cada trilha. “Os roteiros são descritos em detalhes e informações sobre tempo, distância, esforço, dificuldades técnicas e de orientação permitem escolher os roteiros mais adequados para cada visitante, tornando a visita ao parque mais proveitosa e segura.”

Um dos autores do livro, o biólogo e chefe do parque, Ernesto Viveiros de Castro, ressalta a importância da iniciativa. ”No Brasil temos pouquíssima informação disponível sobre as atividades em ambientes naturais. O guia traz não só informações sobre os caminhos para cada atrativo, mas orientações sobre conduta consciente e riscos em ambientes naturais. Com as informações do livro, o visitante curte mais a visita, causa menos impacto e tem mais segurança. Visitante informado é visitante consciente.”

Serviço:

O livro Parque Nacional da Serra dos Órgãos: Guia de trilhas, cachoeiras e montanhas custa R$ 40 e pode ser adquirido nas lojas do parque, em livrarias e lojas especializadas em montanhismo ou encomendados através do e-mail [email protected].

Veja mais:

PARNASO: 70 anos de história

Fonte: ICMbio

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário