Com esta conquista, João Garcia se torna o décimo homem a escalar todas as 14 montanhas com mais de 8 mil metros de altitude sem o uso de oxigênio no mundo, um feito notável!
Notável também foi a maneira como João escalou a montanha. Ele chegou ao Annapurna antes de ontem e fez uma subida relâmpago do acampamento base até campo 3, alcançando a expedição de Pasabán, com quem abriu caminho até o campo 4, de onde saíram para o cume hoje, se transformando no primeiro português a escalar os 14 cumes e provavelmente a pessoa a escalar o Annapurna, que é uma das montanhas de 8 mil metros mais perigosa, mais rápido, , três dias!
João já está descendo a montanha, ele avisou o repórter português Aurélio Faria da façanha e deu um depoimento simples: “O contentamento supera o cansaço! Cheguei aqui há pouco, ao Campo 4 (7100m), num primeiro grupo dos nove que chegaram hoje ao cume do Annapurna. É tempo de descansar e hidratar-me o mais que posso. Estou a fazer líquidos, vou beber chá e sopa, o mais que posso…“
Dentre estes montanhistas que também culminaram o Annapurna está a espanhola Edurne Pasabán, que com a ascensão conquista seu décimo terceiro cume de oito mil, o mesmo número de Oh Eun Sun, montanhista coreana que está na montanha tentando finalizar o projeto dos 14 8 mil e se tornar a primeira mulher a realizar tal façanha.
Edurne Pasabán não irá descançar tão cedo. Descendo do Annapurna ela irá ao Tibet para terminar seu projeto de escalar todos os 14 cumes. A última montanha de Pasabán é o Shishapangma, um desafio fácil para ela, já que sua rota normal não possui grande dificuldade técnica, embora esta montanha já tenha tramado algumas peças à montanhista espanhola.