Estimados Amigos,
Felizmente estamos entre as montanhas mais imponentes e majestosas da Terra, ou Kararorum. Ainda que ao longe já avistamos a Cadetral do Baltoro, a grande Trango, o Broad Peak e até o K2.
Após 40 km de caminhada, em dois dias, estamos agora descansando em Paiju a 3350m de altitude, um verdadeiro oásis no meio das áridas montanhas. Nossas barracas protegem do forte calor do sol sob a sombra de árvores e temos água cristalina, algo raro por aqui.
O estresse de quase 30 horas de avião, da tumultuada viagem de Islamabad até Skardu e da perigosíssima ida de jeep de Skardu até Askole (onde em 1998 tivemos um acidente com a morte do nosso cozinheiro e do seu filho), começa a dar lugar a uma incrível sensação de satisfação.
Estar novamente diante do K2, após 10 anos, me trás a certeza que todo esforço que fiz para realizar o grande sonho esperado valeu. Jamais uma montanha me deixou tão fascinado, jamais uma montanha me exigiu tanto e me deu tanto em troca.
Temos ainda 80 km pela frente que devemos superar em mais quatro dias, É a parte mais difícil da caminhada de aproximação, pois vamos caminhar sobre o glaciar Baltoro, pelo início vai estar encoberto com muitas pedras soltas e que depois tem suas gretas escondidas pelo excesso de neve dessa temporada. Em compensação, cada dia será mais impressionante devido à imponência das montanhas.
O tempo melhorou, temos sol forte pela manhã, embora à tarde as nuvens tem trazido alguns chuviscos.
Está pegando carona com a gente o argentino Máximo Kausch, ele morou no Brasil por nove anos vai enfrentar o Hidden Peak e o Gasherbrum 2 com uma equipe inglesa que já está no acampamento-base.
Espero mandar a próxima atualização diretamente do acampamento-base, Insha Alá!
Um forte abraço,
Waldemar Niclevicz