,O evento traz a exibição de filmes de montanha. São , filmes de escalada, parapente, mountain bike, esqui, snowboard, entre outros. Além de exposição fotográfica, lançamento de livro, seminário e, em ano de comemoração pelos 10 anos do festival, um longa-metragem premiado: Nanga Parbat.
A Mostra Internacional de Filmes de Montanha é a única do gênero no Brasil. Começou em 2001 com apenas duas noites de exibições, com apenas uma sessão em cada, e somente filmes estrangeiros do Banff Mountain Film Festival. Este ano terá uma semana de atividades, trazendo a Mostra Competitiva (filmes nacionais) que começou em 2004, a já tradicional Mostra Banff, com os melhores filmes estrangeiros do festival canadense Banff e a Mostra Alemã com o primeiro longa-metragem no evento e em 35mm. O filme escolhido, Nanga Parbat, de Joseph Vilsmaier, conta a histórica e trágica escalada do alpinista Reinhold Messner e seu irmão no Nanga Parbat.
O Nanga Parbat foi lançado no início deste ano, sendo exibido no Festival de Trento e eleito como o melhor filme pelo júri popular. Estamos trazendo o que tem de mais recente da produção cinematográfica dos filmes de montanha e com uma qualidade excelente, avisa Alexandre Diniz, diretor geral da Mostra.
Nas produções internacionais deste ano, merecem destaque duas produções americanas: First Ascent: Alone on the Wall com Alex Hanold premiado no Festival de Trento como melhor filme de alpinismo e First Ascent: The Impossible Climb com Chris Sharma, o filme francês Mont-Blanc Speed Flying eleito melhor curta de montanha no Festival de Banff e o inglês Take a Seat, de Dominic Gill, menção especial do júri em Banff.