A expedição faz parte da campanha de marketing do Aircross, o SUV da marca francesa fabricado no Brasil e lançado agora, em setembro. Cada um dos 10 escolhidos para compor a caravana percorrerá com um Aircross mais de sete mil quilômetros.
A Expedição Citroën, que será um verdadeiro reality show com aventura, esporte e emoção, além de apresentar faces desconhecidas da cultura brasileira. Serão 10 participantes selecionados, que viajarão do dia 10 de novembro até o dia 10 de dezembro de 2010 pelos lugares mais paradisíacos e inusitados do Brasil dirigindo o novo Citroën Aircross e praticando diversos esportes de aventura pelos lugares em que a expedição passar. Todos os momentos dessa expedição serão registrados e se tornarão uma série de 13 episódios chamada Outros Lugares, que será exibida semanalmente no canal Multishow. Se você gostou da idéia, deve enviar um vídeo para o site da expedição. O que vale é a criativade e o perfil aventureiro do candidato.
http://www.expedicaocitroen.com.br
Pesquisa cultural
Os expedicionários serão acompanhados por um chef de cousine, um produtor musical e uma equipe de antropólogos. O chef ficará responsável por estudar pratos típicos de cada ponto da expedição, e as receitas serão divulgadas no site. O músico vai captar sons e ritmos regionais para compor a trilha sonora da aventura. A equipe de antropólogos será comandada pela Dra. Valéria Grandini, da USP, com a responsabilidade de levantar as peculiaridades culturais, étnicas e socias de cada região.
Inspiração nas travessias de André Citroën
A Expedição Citroën Aircross é inspirada nas célebres viagens feitas pelo fundador da marca, André Citroën, entre as décadas de 1920 e 1930. A mais longa dessas aventuras foi a Travessia Negra, entre 1924 e 1925, com mais de 50 mil quilômetros entre Oran, na Argêlia, e a Cidade do Cabo, na África do Sul, que Citroën percorreu para divulgar seus veículos.
O aventureiro também realizou a Travessia Transahariana, na África Ocidental Francesa, entre 1922 e 1923, e a Travessia Amarela, passando por Beirute, Pequim e Saigon, de 1931 a 1932.