Guias voluntários são montanhistas que oferecem serviços de guias sem almejar lucro, como os guias que lideram atividades de clubes e associações de montanhismo. Até então, qualquer montanhista podia se candidatar e guiar uma atividade, porém agora, se estes montanhistas quiserem reconhecimento da CBME, terão que se adequar às exigências do documento.
O Padrão CBME de guias voluntários não é formativo, é apenas um documento que dá parâmetros de avaliação. Em ambas as categorias os aspirantes a guias voluntários terão que comprovar suas experiências e sua qualificação. Além de ter uma experiência mínima, todos os guias terão que comprovar que realizaram cursos e tem conhecimento em navegação (com bússola e GPS), primeiros socorros, Geografia das montanhas, metereologia dentre outros requisitos.
O documento foi elaborado com o esforço conjunto de diretores técnicos de todas as federações de montanhismo do Brasil e os candidatos a guias voluntários serão avaliados por comissões dentro de cada estado.
Para ter acesso ao documento, visite a página da CBME