A médica brasileira Karina Oliani enfrentou uma avalanche na manhã desta sexta-feira enquanto escalava o Monte Everest, localizado na fronteira entre o Nepal e a China. O incidente aconteceu no acampamento-base da brasileira, na base da montanha mais alta do mundo, em área identificada como "Cascata de Gelo".
Karina afirmou que está bem e assegurou que avalanches como a enfrentada ocorrem com bastante frequência em virtude do clima seco da região do Himalaia. Nenhuma vítima foi registrada, mas é sabido que a avalanche destruiu parte da trilha até o topo da montanha.
A brasileira tenta ser a primeira aventureira do País a chegar ao cume da montanha mais alta do mundo sem guia de montanha, acompanhada apenas de um sherpa – habitante típico da região, já acostumado com as condições locais e que geralmente ajudam os alpinistas.
A expedição de Karina Oliani terá 55 dias e é acompanhada ainda por um cinegrafista. Até aqui, o grupo passa por uma fase de aclimatação, mas a subida até o acampamento 1 deve acontecer ainda nos próximos dias.