Por Pedro Hauck
Escalar uma montanha de altitude é um desejo e uma grande dificuldade para brasileiros que não tem este tipo de ambiente em seu território. Por conta disso, existem vários mitos sobre estas montanhas que parecem colocar elas num patamar inalcançável para muitos.
No filme My First Mountain, de Bruno Senna, é descrita a história de um grupo de escaladores mineiros que encaram o desafio de subir uma montanha de 6 mil metros na Bolívia, o Huayna Potosi. O grupo é formado por fortes escaladores de rocha, mas que nunca tinha tido uma experiência do tipo e retrata bem as dificuldades da altitude.
O grupo realiza aclimatação na região do Salar de Uyuni, faz uma ascensão ao Nevado Tarija, mas falha em escalar o Pequeño Alpamayo pelo mal tempo. Em seguida eles se dirigem ao maior desafio e relatam todas as dificuldades.
O filme é interessante tanto pela ótima fotografia e edição, quanto ao mostrar que mesmo escaladores de rocha que estão acostumados a subir vias de alto nível técnico, tem dificuldades em montanhas que no ramo específico de altitude é considerada fácil. Deixando claro como é grande o universo do montanhismo e que os praticantes das modalidades podem transitar de uma para outra e ainda se dar bem no final.
Também é um ótimo filme para quem deseja conhecer um pouco a Bolívia e de repente se aventurar em um 6 mil.