Os dois homens começaram a correr e escalar com velocidade de Grindewald, elevação 1000 metros, começaram a via clássica, estabelecida em 1938, a cerca de 2.300 metros, e chegaram ao cume, com 3.970 metros, poucas horas depois, podendo desfrutar de ótimas condições climáticas na face. Eles desceram pela face oeste, e andaram de volta para a cidade para completar o desafio pouco acima de 10 horas depois.
Foi a primeira vez que Kilian subiu ao Eiger, mas a 39ª vez de Ueli. Ele bateu o recorde de ascensão solo do monte em 2008, subindo a via em 2h47min (este recorde foi quebrado pelo também escalador suíço Dani Arnold, em 2011, mas Arnold usou cordas fixas na travessia Hinterstoisser). Kilian Jornet tem recordes de velocidade de ascensão em vários cumes pelo mundo, incluindo a rota West Buttress do Denali, em 11h48min.
Apesar de ser mais conhecido por ser um corredor de montanha e de esqui cross-country, ele também tem uma carreira de alpinismo sólida, e durante a última temporada juntou-se a Ueli Steck para enfrentar algumas rotas de aclimatizaçao no Nepal, enquanto Ueli se preparava para subir o Nuptse. Um dos objetivos de Kilian Jornet é quebrar o recorde de velocidade de ascensão no Everest.