Adam Ondra encadena o que pode ser o primeiro 13a (9c Fr) da história

0

No ultimo domingo,3 de setembro de 2017, o jovem escalador Adam Ondra, disse através de uma rede social que havia completado seu projeto “Project Hard”. Ele escreveu “9c completado!…”

Por Luiz Guilherme Monteiro de Souza
A história do que pode ser a via de escalada mais difícil do mundo começou em 4 de outubro de 2012 depois que Adam Ondra  completou a via Change, considerado o primeiro 12c (BR) do mundo. A via localizada em Flatanger, na Noruegra, fica na mesma cova daquela via. Naquela ocasião ele equipou a “Project Hard”, sem nenhuma ideia de como seria difícil esse novo desafio.
Adam investiu dois verões inteiros em Flatanger, passou de 8 a 10 semanas acampando na caverna norueguesa e realizou um trabalho intenso de treinamento em boulder em graduação de v13, v14 respectivamente até que estivesse preparado para encarar a via.
Na semana passada depois de ter participado da tradicional competição Rock Master em Arco (Itália), Ondra voltou a Noruega para voltar ao trabalho. Em 30 de agosto ele retornou à caverna e já sabia que a cadena da via era questão de tempo.
O site espanhól Desnivel realizou uma entrevista com ele quando o jovem escalador tcheco estava em Arco um pouco antes dele voltar à Noruega. Nessa entrevista ele relata quais eram os lances mais difíceis do provável primeiro 13a do mundo.
A via tem 45 metros de altura. De acordo com Ondra, 25 metros é um 8b(Fr) com agarras, algumas muito boas. Depois vem lances de boulder de 8c e 8c+, uma agarra boa, um 8b, um descanso e para finalizar lances boulderísticos de 7c ou 7c+.
Lembrando que para um grau se perdurar é necessário 3 repetições com cadenas onde os escaladores precisam ter o mesmo consenso.
De qualquer forma, sendo ou não um 9c (13 BR) Project Hard figurará por muito tempo como uma das vias mais difíceis do mundo.

Alguns dos lances da via “Project Hard”. 



Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário