O Chile é um país cheio de atrações naturais, vulcões, montanhas e trekkings que atraem inúmeros turistas todos os anos, principalmente no verão, quando as temperaturas estão mais amenas. Fechado desde março, o governo anunciou a sua reabertura de uma das fronteiras na ultima sexta-feira, 13/11.
“A abertura será gradual e segura”, disse a ministra dos Transportes, Gloria Hutt, que propôs o protocolo de segurança para entrada dos turistas que deverão obrigatoriamente chegar ao país pelo Aeroporto Internacional de Santiago a partir do dia 23/11. Os outros aeroportos, bem como as fronteiras marítimas e terrestres continuam fechados.
Para entrar no país, cada visitante deverá apresentar um teste PCR negativo feito em até 72 horas antes do embarque para o Chile. Também será obrigatório ter uma declaração sanitária, preenchido no máximo de 48h antes do embarque e seguro de saúde que cubra Covid-19. Os turistas não precisarão fazer quarentena, mas haverá um controle por meio de um aplicativo que os monitorará e permitirá o rastreamento do itinerário de cada visitante.
Todavia, as autoridades chilenas alertam que cada visitante deverá seguir as normas sanitárias do país. “Apesar de ser possível visitar o Chile, com a abertura das fronteiras e entrada permitida de turistas estrangeiros, a pandemia ainda não terminou. Essas medidas não significam que podemos relaxar, pelo contrário, devemos ser ainda mais responsáveis e cuidadosos, pois conforme a condição sanitária permita, avançaremos ainda mais para poder reativar o setor”, completou o subsecretario de Turismo, José Luis Uriarte.
Os destinos
A reabertura da fronteira não significa que todos os locais do Chile estarão abertos. Por isso é importante pesquisar sobre o destino antes de embarcar. A previsão é de que o Parque Nacional Torres del Paine abrirá no dia 26/11 com a possibilidade de fazer alguns trekkings, inclusive o circuito W.
A famosa cidade de San Pedro do Atacama poderá receber visitantes. Todavia, alguns parques nacionais continuam fechados. As Ilhas de Páscoa e de Chiloé continuam fechadas e não há previsão para reabertura.