Anhangava, o campo escola do Paraná, ganha novo guia

0

Na tarde do ontem, 24/06, foi lançado o novo Guia de Escalada do Campo Escola Anhangava, mais o Guia de Rampas de Voo Livre. O Pico do Anhangava que esta localizado na Serra da Baitaca, em Quatro Barras na região metropolitana de Curitiba, possui cerca de 200 vias de escalada com as mais variadas técnicas e níveis de dificuldade.  A publicação é uma realização do Quintal de Casa Ecoturismo e do Alta Montanha.

O novo guia conta com diversas fotos coloridas para ajudar na identificação das vias.

As aderências, vias com agarras, fendas, chaminés, entre outras chamam a atenção tanto dos antigos praticantes de escalada como dos iniciantes no esporte, tornando o Anhangava um dos principais campos escola do Brasil. O último guia de escalada do Anhangava foi lançado em 2003. Entretanto, nesses quase 20 anos, novas vias foram abertas e a publicação ficou desatualizada.

O novo guia

A fim de ajudar novos escaladores e visitantes do local na identificação das vias, o montanhista e guia de montanha, Dennis Julian, decidiu escrever o novo guia. “Outra situação que também ajudou o guia a acontecer foi a pandemia. Em março estava eu com várias fotos do morro, preso em casa e me dedicando as vias do Du Bois, mas foi tão prazeroso e rápido desenhar esses setores que comecei a desenhar os outros. No começo queria somente organizar as vias para mim, porém somando todos os fatos finalizei em uma semana todo o guia, foi muito fácil e decidi compartilhá-lo com a comunidade”. Julian contou com o apoio de outros escaladores para revisar a primeira versão do guia.

A versão final, corrigida e atualizada foi publicada em formato de livro de bolso. O guia é 100% colorido com diversas fotos e seu conteúdo está dividido em setores de escalada para facilitar a localização das vias.  O guia também apresenta informações sobre as trilhas e acessos para chegar aos setores.

Julian levou cerca de duas semanas para editar o guia, porém precisou de mais algum tempo com as questões burocráticas e correções. “Eu fiz tudo, por isso espero receber críticas construtivas, pois sei que ainda temos muito a melhorar na diagramação do guia, ou não, pois como perguntei na versão “beta”, o pessoal falou que estava claro. Mas quem vai decidir é o leitor/escalador” disse o montanhista.

“Aprendemos com a Lei Patagônica que se “você tem uma ideia, vá e faça”. Por isso não adianta exigir que outros corram atrás dos projetos que a gente idealiza e imagina em nossos sonhos. Acho que falta muita literatura, vídeos, guias, livros de foto, documentários, etc, que registrem a história do berço do montanhismo do Paraná. Os que existem representam pouco, para tantos anos de atividades”, completa Julian.

O Anhangava também é conhecido pela pratica de Hiking and Fly, por isso o autor acrescentou uma seção especial ao guia com informações necessárias para o voo livre no local como rampas e locais de pouso.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário