O montanhista Rustam Nabiev, de 28 anos, é um ex-paraquedista conhecido por sua força de vontade. Como ele mesmo costuma dizer em suas redes sociais, e tem tatuado em seu corpo: “No Excuses”. E foi assim, “Sem Desculpas” que ele alcançou o cume da oitava maior montanha do mundo, o Manaslu (8163m) sem as pernas, utilizando apenas as mãos e piolets para progredir na neve.
Nabiev precisou amputar as duas pernas há seis anos quando o quartel do Exercito de Omsk na Sibéria desabou ferindo-o gravemente e matando outros 23 soldados. Após ser forçado deixar a carreira militar, ele decidiu que não se entregaria e tentaria ter uma vida normal. Ou quase normal, subindo montanhas, nadando e fazendo todos os outros esportes que tem vontade.
O primeiro homem a escalar um oito mil metros sem as pernas
No dia 02/09 o montanhista acompanhado por seis Sherpas atingiu o cume da oitava montanha mais alta do mundo contrariando centenas de pessoas que desacreditaram que isso seria possível. “Neste projeto, quase ninguém acreditou. Todos estavam céticos, principalmente os escaladores profissionais, dizendo: bem, deixe-os tentar, vão (se fizerem) para o primeiro acampamento e depois darão meia-volta. E eu cheguei lá, mas não voltei”, escreveu em seu Instagram.
View this post on Instagram
Ele também contou que se sentia confiante e determinado para conseguir chegar ao topo. De acordo com ele a expedição durou 35 dias no total, foram cinco dias para chegar ao cume e mais um para voltar até o acampamento base. “Durante esse tempo caminhei com minhas mãos por cerca de 50 horas e 35 km, dando mais de 100 mil golpes com os piolets”, revelou. Ao chegar ao cume, ele disse que não sabia o que fazer ou sentir e a primeira coisa que conseguiu dizer foi: “tenho muito medo de altura”.
Segundo ele, somente quando chegou a base novamente é que teve consciência do que havia feito e então ele chorou por mais de meia hora. Após isso, ele conta que sentiu vontade de sair correndo e fugir daquele lugar, pois estava cansado da neve e do frio que o acompanhou durante toda a jornada.
Nabiev também escalou o Monte Elbrus na Rússia em 2020. Agora ele se tornou o primeiro homem no mundo a escalar um oito mil metros sem as pernas. Ele dedicou essa escalada a memória de sua mãe que esteve presente em forma de uma fotografia em seu bolso e lembranças durante toda a expedição.