Crise nos aeroportos da Europa. Como isso pode afetar sua viagem?

0

Uma crise nos aeroportos com muitos atrasos e cancelamentos voos. A notícia é comum para os brasileiros, mas dessa vez são os funcionários das companhias aéreas europeias que estão em greve, causando um verdadeiro caos nos aeroportos do velho continente.

Centenas de passageiros estão sendo afetados com a greve de funcionários.

Com pandemia, as restrições de locomoção e o fechamento de fronteiras, as companhias aéreas diminuíram o número de funcionários. Os empregados que sobreviveram a pandemia tiveram sua carga horária e salários diminuídos. Com a retomada dos voos, Os funcionários passaram a buscar melhores condições de trabalho e aumento dos salários, e iniciaram um movimento de greve.

Os aeroportos da Espanha, Portugal e França foram os primeiros a sofrerem com a falta de funcionários. No entanto, a crise já atingiu o Reino Unido, a Holanda, Alemanha e outros países. Segundo o sindicato USO (Unión Sindical Obrera), mais de 200 voos foram cancelados e quase mil sofreram atrasos nos últimos seis dias, apenas na Espanha. No principal aeroporto de Paris, o Roissy-Charles de Gaulle, cerca de 20% dos voos estão sendo cancelados.

Com tantos atrasos e cancelamentos, os passageiros enfrentam filas gigantescas e a incerteza de poderem viajar. Também foram relatados diversos casos de extravios de bagagem e descaso com os passageiros, que foram abandonados pelas empresas aéreas sem qualquer apoio. Enquanto isso o caos se instaura nos aeroportos.

Estou planejando viajar. O que devo fazer?

Se você está com viagem marcada para a Europa nos próximos dias ou planeja fazer alguma conexão em aeroportos europeus esteja preparado. Se a viagem não for de emergência, cogite adiar e remarcá-la para um período mais tranquilo. No entanto, acredita-se que a situação pode durar até agosto, e tende a piorar com a temporada de férias que começa nos próximos dias.

Se não for possível remarcá-la, o primeiro passo é verificar se a companhia aérea com quem você irá voar está entre as empresas com funcionários em greve. A maioria delas esta comunicando seus passageiros sobre o cancelamento dos voos com antecedência e remanejando os clientes para outros voos.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o passageiro que se sentir prejudicado por um cancelamento tem direito de escolher entre reacomodação em outro voo, reembolso do valor pago ou ter o trajeto realizado por outro meio de transporte. A empresa aérea deve arcar com os gastos extras decorrentes de atrasos e cancelamentos como estadia e alimentação. Essa regra também é válida em países da União Europeia.

Para entrar na Europa o maior problema é as longas filas na imigração. Então esteja preparado e tenha paciência. Já para sair dos países europeus a situação está mais caótica. Então recomenda-se que você esteja preparado para o pior. Tenha uma reserva financeira caso precise passar alguns dias a mais na Europa ou um plano b, pois há relatos de que as companhias aéreas não estão arcando com os gastos extras de seus passageiros.

Extravio de bagagem

Outra dica é registrar os itens da sua mala para casos de extravio. Faça uma lista dos itens da bagagem, tire fotos da mala aberta e guarde comprovantes dos objetos comprados na viagem. Porém, de acordo com as Convenções de Varsóvia e de Montreal a indenização por bagagem perdida ou extraviada é de até 1.288 Direitos Especiais de Saque (DES), cerca de 9 mil reais atualmente. Por isso, se você irá transportar algum item de maior valor, recomenda-se fazer as Declarações Especiais de Valor junto com a companhia aérea.

O prazo para companhia aérea devolver a mala em voos internacionais é de até 21 dias. Caso a sua bagagem não seja encontrada, a empresa deverá ressarcir o valor da bagagem em até 7 dias.

Assim, deixe os itens mais importantes, como documentos pessoais, dinheiro, cartões de crédito e objetos de valor, bem como algumas peças de roupas para uma eventual emergência na sua bagagem de mão.

A velha dica de colocar uma identificação na mala, para que não seja confundida por outro passageiro que tenha uma mala igual também pode ajudar nesses casos. 

E em meio a tantas incertezas sobre a sua viagem, você também pode contratar um seguro viagem.

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário