Equador emite alerta preventivo de erupção para o Cotopaxi

0

O Cotopaxi com 5.897 m é a segunda maior montanha do Equador e um dos vulcões mais ativos do mundo. Com o aumento das atividades sismicas na região nesse ultimo final de semana, o Serviço Nacional de Gestão de Risco decidiu emitir um alerta amarelo para o risco de erupção do vulcão, ontem 24/10. Todavia, o alerta é apenas preventivo e o órgão do governo descartou um possível processo eruptivo.

Cotopaxi expelindo uma nuvem de vapor. Foto: IG

“O nível de alerta amarelo implica que todos os planos de contingência nos níveis cantonal, provincial e nacional sejam atualizados, a fim de reduzir e mitigar os riscos, isso se aplica às províncias e cantões de Cotopaxi, Pichincha e Napo que estão na zona de influência de o vulcão”, indicou a instituição.

:: Leia também: Cotopaxi, o vulcão ativo mais alto do mundo

De acordo com o Instituto Geológico da Escola Politécnica Nacional do Equador, os tremores registrados nesse final de semana foram menores do que os ocorridos em 2015, quando o Cotopaxi esteve sob alerta pela última vez. Segundo um relatório do órgão houve “uma ligeira queda de cinzas” na região do Refúgio José Rivas, a 4.864 metros de altitude. Ainda de acordo com os relatórios, no sábado uma coluna de vapor e gazes chegou a atingir 1000 metros acima do seu cume. Isso causou o derretimento de parte do gelo que por sua vez se tranformou em canaletas de lama.

No entanto, o instituto IG apontou no relatório de hoje que as atividades sismicas estão diminuindo e que a coluna de vapor chega até 200 metros do cume. Oo Ministério do Meio Ambiente, Água e Transição Ecológica chegou a fechar o  Parque Nacional do Cotopaxi nessa terç-feira, 25/10, a fim proteger a integridade dos visitantes do Parque, dadas as recentes emissões de gases, vapor e cinzas do vulcão.

Mas de acordo com o Ministério, o parque deve reabri hoje, 26/10 e apenas a escalada até o cume fica restrita por hora.

Vida quase normal

As aulas, comércios e outras atividades continuam ocorrendo normalmente apesar das nuvens de vapor. Isso pode acalmar milhares de brasileiros que estão com passagens compradas para Guayaquil para acompanhar o jogo das finais da Libertadores, no dia 29/10, quando o Flamengo enfrentará o Athletico-PR no estádio Monumental Isidro Romero Carbo de Guayaquil.

O Cotopaxi é considerado perigoso porque é coberto por um glaciar que pode derreter com altas temperaturas, causando enxurradas e até mesmo alagamentos nas regiões próximas. A última erupção do Cotopaxi ocorreu em 1877.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário