O norte-americano Ayn Vincent Day faleceu na última quarta-feira, 08/02, enquanto descia do Aconcágua. O montanhista e sua equipe haviam chegado ao topo das Américas com 6961m e estavam retornando quando ele passou mal a cerca de 6300 metros de altitude.
Ele é a terceira vítima dessa temporada, todas ocorridas em menos de uma semana. As causas das três mortes serão investigadas, mas a princípio decorreram em consequência dos efeitos da altitude e do grande esforço.
:: Leia também: Duas mortes são registradas no Aconcágua em menos de 24 horas
Segundo o chefe da Unidade de Patrulhamento de Resgate e Assistência em Montanha (Upram), Marcos Páez, o Parque Provincial do Aconcágua já recebeu cerca de 2.500 montanhistas desde 1º de dezembro. “Esta foi uma temporada movimentada, mas a quantidade de ascensões mais ou menos se mantém”, revelou.
Páez revelou que o montanhista norte-americano foi aconselhado a descer antes de chegar ao cume por não estar bem. No entanto, ele insistiu em continuar a escalada. Após se sentir mal, o guia o arrastou até encontrar os patrulheiros que tentaram salvar ele com o uso de oxigênio suplementar. Infelizmente não foi possível socorrê-lo a tempo e Vincent faleceu na montanha.