O compositor e cantor mineiro, Bernardo do Espinhaço, lançou uma música e um clipe em homenagem a Aretha Duarte, a primeira mulher sulamericana negra a escalar o Everest. Na canção o cantor homenageia a montanhista e também conta a sua história sem deixar de lado o espaço para reflexão de questões como o racismo, machismo entre outros temas importantes para a sociedade.
Aretha é nascida em uma família simples da periferia de Campinas. Mulher e negra sempre enfrentou muitos desafios em buscas de seus sonhos, mas nunca deixou de lado as suas origens. Através de um projeto sustentável ela conseguiu chegar ao cume do Everest. Para isso, além do apoio financeiro de algumas instituições ela também coletou toneladas de material reciclável.
A história de determinação e superação de Aretha foi a inspiração para Bernardo do Espinhaço lançar seu primeiro single de Bernardo em 2023. O clipe foi dirigido pelo próprio Bernardo e produzido pela Aventufilm. Ele conta com imagens de Aretha coletando os materiais reciclados para financiar a sua expedição, treinando e também cenas da montanhista na maior montanha do mundo. Para o cantor, a canção é também “Um manifesto contra o racismo e por cada vez mais diversidade no montanhismo”.
Confira o vídeo clipe na íntegra aqui: