Exército Nepalês faz campanha de limpeza em 4 montanhas

0

A campanha de limpeza de montanhas realizada pelo Exército Nepalês, chamada Clean Mountain 2023, começou ontem, 28/03. O projeto que é realizado todos os anos desde 2019 busca coletar o lixo que foi deixado em montanhas. Assim, a campanha espera recolher pelo menos 35.000 kg de lixo no Everest, Lhotse, Annapurna e Baruntse, neste ano.

Lixo no Everest registrado pelo fotógrafo David Liano.

A campanha irá até o dia 06/05 e o objetivo é deixar as encostas limpas do lixo que se acumulam há décadas em torno das rotas e encostas mais movimentadas dessas quatro montanhas. O volume de lixo recolhido vem aumentando a cada ano desde a primeira edição da campanha.

Em 2019, foram recolhidos 10.800 kg de lixo contra 27.671 kg de lixo em 2021, primeiro ano após a pandemia. Do mesmo modo em 2022 foram  33.877 kg de lixo mais 7.157 kg de resíduos biodegradáveis. A meta para 2023 é coletar 10 mil quilos no Everest, outros 10 mil no Annapurna, e mais 10 mil quilos do Baruntse além de 5 mil quilos do Lhotse.

O governo nepalês e o exército acreditam que a campanha de limpeza ajudará a manter suas montanhas limpas e contribuirá para a boa saúde do turismo baseado no montanhismo. Todavia eles também consideram que isso funcionará como uma mensagem sobre os efeitos adversos que o homem pode causar em um ambiente.

Os resíduos reclicados serão enviados para Kathmandu para serem processados. Já os dejetos compostáveis ​​serão gerenciados localmente.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário