Shisha Pangma volta a ser escalado após 3 anos sem ascensões

0

O Shisha Pangma  possui 8.027 metros de altitude é a montanha mais “baixinha” entre os 14 picos acima de oito mil metros. Além disso ela também é a única montanha localizada 100% em território tibetano.

O Shisha Pangma possui 8027 metros de altitude e esta localizado em território tibetano.

Por estar em um território de domínio chinês nenhum escalador estrangeiro teve licença para escalar ela desde o início da pandemia, o que mudou nessa apenas temporada. Ontem, 26/04, um grupo formado por 11 escaladores de diversas nacionalidades chegaram ao cume da 14ª montanha mais alta do mundo.

Entre os alpinistas está Kristin Harila, a montanhista norueguesa que tentou bater o recorde de Nirmal Purja, que foi a pessoa mais rápida a escalar os 14×8000. No entanto, devido aos trâmites burocráticos, Kristin não conseguiu escalar as duas últimas montanhas do projeto, justamente o Shisha Pangma e o Cho Oyu por estarem em território chinês. Agora a norueguesa irá tentar escalar os 14×8 mil sem oxigênio o período de um ano, começando pelas montanhas mais difíceis burocráticamente de serem escaladas, .

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário