A onda de calor intenso dessa temporada está provocando uma série de desmoronamentos em Montanhas dos Alpes. Nas últimas semanas foram registrados deslizamentos no maciço de Ecrins, na rota normal do Mont Blanc, na face norte do Aiguille de Midi, bem como na Croda Rossa, nas Dolomitas italianas, entre outros.
De acordo com informações da La Chamoniarde, a isoterma zero esta em torno de 5000 m há vários dias. Ou seja, não há congelamento noturno abaixo de 4000 metros e isso faz com que rochas se desprendam e formem deslizamentos. Eles alertam também que as trilhas estão cada vez mais perigosas e algumas podem ficar intransitáveis. O mesmo se repete nas áreas de glaciares que estão com pontes de neve enfraquecidas e já registraram diversas quedas.
Além dos estragos nas rotas, o fenômeno dos desmoronamentos também forçou o fechamento de Refúgios de montanha na região de Ecrins para segurança dos montanhistas. Outros dois refúgios suspenderam as atividades temporariamente em virtude do calor excessivo que provocou enchentes repentinas (degelo) próximo ao refúgio Chatelleret, bem como interferiu no refúgio Selle que parou de funcionar porque a fonte de água do local secou.
Socorristas do Mont Blanc pedem para que os montanhistas consultem as condições da montanha e trilha antes de começar uma escalada.
1 comentário
Pingback: Ardor provoca sucessão de desmoronamentos em montanhas dos Alpes – Fofocando Choquei Fofoca de Famosos