Confira como foi o Campeonato Brasileiro de Escalada – Boulder e Velocidade

0

O Campeonato Brasileiro de Escalada aconteceu no último final de semana (17 e 18/11) em Curitiba. Uma grande estrutura foi montada especialmente para receber a competição de Boulder no Centro de Treinamento Olímpico do Cajuru, na capital paranaense. No domingo (19/11) também houve o Campeonato Brasileiro de Escalada em Velocidade, sediada no Ginásio Campo Base.

Ao todo 37 atletas masculinos e 18 atletas femininas participaram da competição que também decidiu os atletas finalistas da escalada combinada. Laura Timo de 16 anos e Rodrigo Hanada de 21 anos conquistaram o título de Bicampeões brasileiros.

“Ainda sem palavras por enquanto! Além de emocionado e não consigo acreditar em tudo que aconteceu esse mês”, disse Hanada que sofreu uma lesão séria esse ano. Ele ainda complementou que a vitória o deixou ainda mais animado para participar do Campeonato Sul Americano que acontecerá em dezembro.

Rodrigo Hanata na luta pela medalha de ouro. Foto: Aline Machado / ABEE

As competições do Boulder começaram na sexta-feira com as qualificatórias. 20 atletas masculino foram classificados para as semifinais. Deste grupo saíram os seis finalistas. Já no feminino, sete atletas foram classificadas direto para as finais, sem haver disputa de semifinal.

Cada finalista passou por 4 boulders para a decisão final. No feminino, Laura e Anja Köhler disputaram a medalha de ouro ponto a ponto. O campeonato só foi decidido no último boulder quando Laura conseguiu pegar a zona e Anja não. Assim, o pódio ficou com Laura Timo em primeiro lugar seguida por Anja Köhler e Iasmim de Queiroz.

Laura Timo se jogou com gara e força em busca do primeiro lugar. Foto: Aline Machado / ABEE

Já na disputa masculina, os problemas estavam mais difíceis para os atletas resolverem. Hanada só conseguiu o top no terceiro boulder, ultrapassando Samuel Silva o único a ter conseguido uma zona até então. Felipe Ho também conseguiu o terceiro boulder, porém com uma tentativa a mais. Tanto Hanada como Ho, bem como Davi Peres conseguiram o top do último boulder fechando o pódio nessa ordem.

O campeonato foi promovido pela Associação Brasileira de Escadala Esportiva (ABEE) e teve apoio da MCS Marketing Consulting Sports na produção e do Comitê Olímpico Brasileiro.

 

Combinados Boulder + Guiada

No combinado masculino, Hanada ficou com o primeiro lugar na Guiada e o primeiro no Boulder. Felipe Ho ficou em segundo e Samuel Silva em terceiro.

Já feminino Anja Köhler levou o título, com o segundo lugar em ambas modalidades, Laura Timo, garantiu o segundo lugar e Bianca Castro, atual campeã brasileira de Guiada, não compareceu mas ficou com terceiro lugar.

Campeonato Brasileiro de Escalada de Velocidade

No domingo, 19/11, foi a vez do Campeonato Brasileiro de Escalada de Velocidade.

O evento contou com a presença do paranaense Pedro Egg, que participou dos últimos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, em outubro, ficando em primeiro lugar no campeonato, dividindo o pódio com o primo, Caio Felipe, que levou o segundo lugar e Gabriel Bontorin em terceiro.

No feminino, Julia Brandão, que também sofreu uma lesão, ficou com o primeiro lugar no pódio. Ela foi seguida por Camila Flores e Deborah Albuquerque.

 

Resultados 2023

Boulder Feminino

  1. Laura Timo – MG
  2. Anja Köhler – SC
  3. Iamsim de Queiroz – DF

Pódio Feminino do Campeonato Brasileiro de Escalada Boulder. Foto: Aline Machado / ABEE.

Boulder Masculino

  1. Rodrigo Hanada – SP
  2. Felipe Ho – SP
  3. Davi Carvalho Peres – MG

Três primeiros colocados do masculino. Foto: Aline Machado / ABEE

Combinado Boulder & Guiada Feminino

  1. Anja Köhler – SC
  2. Laura Timo – MG
  3. Bianca Castro – RJ (ausente)

Pódio Boulder + Guiada feminino. Foto: Aline Machado / ABEE

Combinado Boulder & Guiada Masculino

  1. Rodrigo Hanada – SP
  2. Felipe Ho – SP
  3. Samuel Silva – SP

Pódio Boulder + Guiada masculino. Foto: Aline Machado / ABEE

Campeonato Brasileiro de Velocidade

Velocidade Feminino

  1. Julia Brandão (SP)
  2. Camila Flores (PR)
  3. Deborah Albuquerque (SP)

Pódio de escalada de velocidade feminino.

Velocidade Masculino

  1. Pedro Egg (PR)
  2. Caio Felipe Egg (PR)
  3. Gabriel Bontorin (PR)

Pódio de escalada de velocidade masculino.

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário