A reabertura do camping dentro do Parque Estadual do Marumbi está prevista para dezembro desse ano e possibilitará novamente o pernoite dentro da área de conservação. O camping possui uma boa infraestrutura e um visual privilegiado das montanhas. Além disso, o local foi reformado para receber os montanhistas. Porém haverá algumas regras de uso e será cobrada uma taxa de utilização de 20 reais por pessoa a cada dia de estadia.
O único local em que é permitido acampar dentro do parque estadual, que abriga as famosas montanhas do conjunto Marumbi é no camping administrado pelo Instituto Água e Terra do Paraná. Todavia, o local encontrava-se fechado desde o início da pandemia.
A data da reabertura ainda não foi divulgada pelo IAT, porém já existe uma portaria regulamentando o uso do local. De acordo com ela, o camping irá funcionar de quarta a segunda-feira. As terças, ele ficará fechado para manutenção. O horário de check in no camping ficará estabelecido entre 08h e 15h, e o check out deverá ocorrer até às 12h.
O camping tem capacidade para receber até 20 barracas, com no máximo três pessoas para cada abrigo. Crianças de até 12 anos deverão estar acompanhadas pelos pais e não pagam a taxa de uso.
Como reservar o camping
Para acampar será necessário reservar a estadia com até 7 dias de antecedência pelo whatsapp (41) 99544-3988 e pagar a taxa de utilização. Será proibido animais domésticos, som alto, fogueiras, bebidas alcoólicas e cigarros, devido aos riscos de incêndio. Quem desobedecer às regras poderá ser punido de acordo com o artigo 90 do Decreto Federal nº 6.540/2008 de leis ambientais. E também terá a entrada no Parque Estadual do Marumbi proibida por um período de 5 anos.
Ainda é reservado a administração do Parque Estadual do Marumbi o direito de suspender a reserva e/ou solicitar a desocupação total ou parcial do camping sempre que ocorram fatos de força maior que impliquem neste procedimento.