Cinco montanhistas iranianos faleceram após serem atingidos por uma avalanche enquanto escalavam o Pico San Bóran com 4.150 metros de altura, no Irã. A tragédia aconteceu na última sexta-feira, 24/11. Eles faziam parte de um grupo de nove montanhistas e ignoraram os avisos de instabilidade climática e condições perigosas para a escalada.
As equipes de resgate conseguiram localizar e resgatar quatro integrantes do grupo no mesmo dia do acidente. Todavia, os demais montanhistas só foram localizados no dia seguinte, já sem vida.
Esta é a montanha mais alta cadeia montanhosa de Oshtrankooh e está localizada a cerca de 300 quilometros a sudeste da capital Teerã. A região tem sofrido com chuvas fortes e nevascas nas últimas semanas.
Esta montanha possui refúgios para abrigar os montanhistas em caso de emergência, no entanto não é recomendado escalar ela durante os meses de inverno (entre os meses de dezembro a março no hemisfério norte) devido à quantidade de neve.
Infelizmente, esse tipo de acidente em montanhas iranianas são bastante comuns. Em 2020, uma série de avalanches matou 12 montanhistas que tentavam escalar na cordilheira de Alborz. Em 2017, outras 11 pessoas também morreram ao serem atingidas por avalanches enquanto caminhavam em uma montanha.