A disputa da Copa Sul Americana de Escalada aconteceu nesse final de semana (01 a 03/12) em Curitiba, Paraná. Ao todo 56 atletas de sete nacionalidades diferentes participaram da competição de boulder. No final do evento, dois brasileiros, Anja Köhler e Rodrigo Hanada foram consagrados os campeões.
Esse foi o primeiro evento internacional da Associação Brasileira de Escalada Esportiva, realizado em parceria com a Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC). Assim, os atletas brasileiros competiram com argentinos, chilenos, bolivianos, equatorianos, peruanos e colombianos nas qualificatórias. Os boulders foram montados seguindo o padrão de outras competições internacionais de altíssimo nível.
Pódio majoritariamente verde e amarelo
Passaram para as finais femininas duas atletas da argentina e quatro brasileiras, após a atleta colombiana ser desclassificada. Nas finais, a atleta da Argentina, Valentina Aguado, liderou até o último boulder, no qual foi ultrapassada por Anja Köhler que conseguiu o top com menos tentativas. Assim, o pódio feminino ficou com Anja em primeiro lugar, Valentina em segundo (ambas com dois tops e quatro zonas) e Laura Timo em terceiro, com quatro zonas.
Já as finais masculinas foram disputadas por três atletas brasileiros, um peruano, um argentino e um colombiano. Dessa vez os brasileiros lideraram a disputa sendo seguidos pelo peruano Diego Liquerica. No entanto, Liquerica desistiu e não escalou o último boulder devido uma lesão. Assim, o pódio ficou totalmente verde e amarelo com Rodrigo Hanada em primeiro lugar, Felipe Ho Faganholo em segundo e Samuel Carlos da Silva em terceiro.Todavia, a disputa foi apertada, Hanada conseguiu dois tops e quatro zonas, Ho fez um top e quatro zonas e Silva concluiu a competição com um top e três zonas.
Mesmo com o sucesso na competição, não haverá folga para os atletas brasileiros. Isso porque, no próximo final de semana haverá o Campeonato Brasileiro de Escalada Juvenil também em Curitiba, e daqui duas semanas ocorrerá a etapa da Copa Sul-Americana em Mar del Plata, na Argetina.