Um escalador brasileiro foi resgatado após cair cerca de 15 metros na Agulha Poincenot, na cordilhera de Santa Cruz, em El Chalten, em 09/02. Ele sofreu uma possível fratura no e cortes no pé e foi levado ao hospital com a ajuda de um helicóptero do Exército.
O brasileiro foi identificado como Thiago Campacci, de 37 anos. Ele estava escalando a face oeste da Agulha Poincenot. Após o acidente, seus parceiros de escalada acionanaram o resgate utilizando rádios VHF. Os próprios amigos de Campacci retiraram ele da parede o levaram ele até o campo dos Polacos.
Uma equipe voluntária da Comissão de Auxilio de El Chalten (Caxelchaten) com 10 integrantes foi até o local cosiderado remoto. Após o primeiro atendimento, eles levaram o escalador até um ponto em que o helicóptero pudesse acessá-lo.
Assim, em 10/02, por volta das 6 horas da manhã o helicóptero conseguiu retirá-lo da área remota e o encaminhou para o hospital. Após exames iniciais o escalador foi diagnosticado com uma fratura no tornozelo um grande ferimento no pé, além de um trauma torácico, segundo informações do jornal Ahora Calafate.
Campacci esta se recuperando e agradeceu a todos que ajudaram em seu resgate através de suas redes sociais.