Quem foi David Breashears? montanhista e cineasta encontrado morto nos EUA

0

O montanhista e cineasta estadunidense, David Breashears, foi encontrado morto em sua casa em Massachusetts nos Estados Unidos. Ele estava com 68 anos e morreu de causas naturais. Membro do American Alpine Club e exímio escalador de rocha desde os 18 anos de idade, também escalou dezenas de montanhas de altitude e esteve no cume do Everest cinco vezes.

David Breashears e sua câmera usada no Everest em 1996

Ele e sua câmera estavam presentes na montanha no ano de 1996, quando ocorreu a grande tragédia com as equipes de Scott Fischer e Rob Hall. Assim, Breashears ajudou nos esforços de resgate das equipes atingidas pela nevasca. Nessa mesma temporada levou a pesada câmera até o topo do mundo e fez o registro com a maior resolução da montanha visto até então. Com esse material foi produzido o filme Everest (lançado em 1998) que teve o maior número de bilheteria da IMAX.

Anos mais tarde, em 2008, ele lançou um documentário chamado Storm Over Everest, onde reúne relatos de sobreviventes, imagens e cenas recriadas dessa tragédia e dos esforços para socorrer as vítimas.

Apaixonado por altitude e principalmente pelo Everest, também são dele as primeiras imagens transmitidas ao vivo do cume do Monte Everest, realizadas em 1983, ano que escalou a montanha pela primeira vez. Em 1985, ele se tornou o primeiro estadunidense a chegar ao topo do mundo duas vezes.

Por conta da sua paixão pela maior montanha do mundo, Breashears também estava presente em 2015 quando uma nova tragédia foi vivida nesse mesmo pico. Nesse ano um terremoto matou 19 pessoas no acampamento base do Everest.

Outras obras de Breashears

Mas nem só de tragédia a história e obra de Breashears é preenchida. Ele também trabalhou em filmes de Hollywood como Cliffhanger em 1993 e o famoso Sete Anos no Tibet de 1997. Bem como escreveu diversos títulos ligados ao montanhismo incluindo uma autobiografia, High Exposure: An Enduring Passion for Everest and Unforgiving Places (1999).

Além de produzir as obras audiovisuais, ele também realizava palestras.

Nos últimos anos se dedicou ao tema do aquecimento global e seus impactos no Himalaia, criando um grupo chamado GlacierWorks. Com isso, ele passou a registrar em imagens a diminuição de tamanho dos glaciares e a realizar palestras no mundo todo para conscientização sobre os efeitos das mudanças climáticas. além disso, Breashears também usava sua experiência e conhecimento em palestras motivacionais.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário