Homem é resgatado com vida após duas noites no morro do Araçatuba

1

Um homem foi resgatado com vida pelo Corpo de Bombeiros, em 25/03, após passar duas noites perdido na região do Morro do Araçatuba no Paraná. Informações iniciais contaram que ele não conhecia a região, estava sozinho e se perdeu ao seguir as marcações da trilha para uma corrida que aconteceu na região há pouco tempo.

Equipe de resgate chegando a base da montanha com a vítima.

O homem identificado como Jorge Antônio Favaro chegou a base da montanha com um grupo de amigos no sábado pela manhã. No entanto, ele seguiu pela trilha principal sozinho enquanto os outros três integrantes do grupo realizavam um treino de trail running.

Quando o restante do grupo retornou e não encontrou o Antônio, iniciaram as buscas e chamaram o Corpo de Bombeiros. Na mesma noite eles percorreram a região onde Antônio deveria estar. No dia seguinte, montanhistas e trail runners também percorreram a região em busca do desaparecido.

Além das equipes de Bombeiros também participaram da busca: montanhistas independentes, do Clube Paranaense de Montanhismo, corredores de montanha e o Grupo de Resgate em Montanha de Joinville (Santa Catarina). Devido ao mau tempo, não foi possível sobrevoar a região com helicóptero no primeiro dia de buscas.

Hoje, os Bombeiros retornaram as buscas com o auxílio do Helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMOA). A vitíma foi encontrada pelo atleta e corredor de montanha Davi Silva. Ele foi retirado da montanha com o auxílio do grupo de Bombeiros e da aeronave após ter passado duas noites sem proteção contra o frio e a chuva e sem alimentação na montanha.

“Ele foi encontrado desorientado, visivelmente fraco e com sinais de desidratação, por integrantes do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST). Em seguida, foi retirado da montanha por meio do Falcão 04 BPMOA (Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas). A aeronave havia se deslocado ao local pouco tempo antes para levar mais um grupo de buscas, incluindo um cão, como apoio aos trabalhos na região. A vítima foi então levada por familiares a um hospital nas proximidades”, disse o comunicado oficial do Corpo de Bombeiros.

Em atualização.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

1 comentário

  1. Daniel Iozzi Sperandelli em

    Pude acompanhar toda a mobilização e inteligência do Clube Paranaense de Montanhismo desde os primeiros momentos do desaparecimento. Colocaram em prática os conhecimentos do curso de busca e resgate em áreas remotas CBAR. O CPM é exemplo impar no Brasil.

Deixe seu comentário