Pesquisa revela que maior parte de mortos nos Alpes Suíços em 2023 eram estrangeiros

0

Uma pesquisa realizada pelo Schweizer Alpen-Clube (Clube Alpino Suíço – SAC) revelou que a maior parte das vítimas fatais em acidentes ocorridos no ano de 2023 nos Alpes Suíços eram estrangeiros. Este foi o ano com maior número de vítimas estrangeiras na última década.

O Matterhorn é uma das montanhas mais famosas dos Alpes Suíços

De acordo com as informações, 3.501 pessoas passaram por situação de emergência nos Alpes Suíços e tiveram que ser resgatados. O total de mortos foi 114 pessoas em 103 acidentes. Entre as vítimas fatais, 71 montanhistas eram oriundos de outros países sendo 21% das vítimas da Alemanha e 17% da Itália. Nos anos anteriores o número de emergência foi ainda maior, com 3.680 emergências e 131 mortes em 2021 e 3.668 resgates porem com menos mortes (109) em 2022.

Ainda segundo a pesquisa, morreram 51 praticantes de caminhada, 29 montanhistas e 18 praticantes de esqui. Como os números apontam, os acidentes fatais em alta montanha aumentaram, enquanto os de esqui diminuíram. Segundo o clube isso se deve a falta de neve nas regiões mais baixas que afastou os esquiadores, ao mesmo tempo em que o clima favorável atraiu mais montanhistas de altitude.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário