O Gear Tips, plataforma de educação e comunidade voltada para praticantes de atividades na natureza, lançou recentemente o Programa CAPACITAR com o objetivo de aprimorar tecnicamente guias, condutores, líderes ou instrutores diante da crescente demanda do mercado.
Hoje, os profissionais têm acesso a cursos sobre Orientação e Navegação, Técnicas de Mínimo Impacto (Leave no Trace) e Primeiros Socorros em Áreas Remotas (WAFA). Para montar o programa, a empresa se baseou nas normas ABNT NBR ISO 21102 – Turismo de Aventura – Líder – Competências de Pessoal e ABNT NBR 15398 – Caminhada de Longo Curso – Líder, e em instituições internacionais renomadas, como a Outward Bound e a NOLS. Os cursos são subsidiados para oferecer valores acessíveis e contam com vagas gratuitas para oferecer inclusão aos profissionais.
“O objetivo do programa é tornar acessível o aprendizado de habilidades técnicas imprescindíveis para os profissionais realizarem as atividades na natureza de forma qualificada, segura e sustentável. Para viabilizá-lo, contamos com o apoio e patrocínio de marcas e empresas que têm os princípios alinhados aos nossos, e revertemos para o fundo de bolsas 10% de todas as vendas de assinaturas do Gear Tips Club e dos eventos Gear Tips”, explica Pedro Lacaz Amaral, fundador do Gear Tips, que realizou neste mês uma turma do Leave no Trace – Instrutor Nível 1. O curso contou o apoio da Sea to Summit, My Safe Sport e Vapza, no Parque Estadual dos Três Picos.
Todos os profissionais certificados pelo Programa CAPACITAR estão listados em uma área de consulta no Gear Tips Club para que o consumidor saiba quem contratar. No site, é possível filtrar por curso, guia e condutor, estado e cidade.
“Nossa expectativa é expandir a atuação do Programa CAPACITAR, assim como firmar parcerias, no futuro, com o INEA, ICMBio e outros institutos para oferecer capacitação para os guarda-parques”, finaliza Pedro.