Fogo no Parque Nacional do Itatiaia é controlado. Causas naturais para o início do incêndio são improváveis

1

O incêndio que atingiu o Parque Nacional do Itatiaia foi controlado em 16/06, após três dias de combate. Todavia, equipes permanecem no local para evitar que novos focos apareçam. O Corpo de Bombeiros, brigadistas do ICMBio, do PNI e do Parque Estadual da Serra do Papagaio e do Ibitipoca, bem como funcionários do parque, do Ibama, da Fundação Florestal de São Paulo e da Defesa Civil de Itamonte, voluntários e membros do Exército Brasileiro uniram esforços para controlar o fogo que se espalhou por áreas de difícil acesso.

Registro do incêndio durante a madrugada de 15/06. Foto: Gabriel Tarso

O fogo começou próximo à portaria do Posto Marcão e se alastrou rapidamente em direção ao Morro do Couto devido à vegetação seca e aos ventos fortes. Também foram utilizados helicópteros e drones para extinguir o incêndio. No entanto, segundo informações iniciais, uma área de cerca de 200 hectares foi queimada.

Especialistas relatam que o tempo aberto com céu azul torna improvável a chance de o fogo ter começado por conta de um raio, o que seria uma causa natural. A administração do parque e o ICMBio afirmam que irão investigar as causas do início do fogo.

Relação com a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)

No momento em que o incêndio começou, a região estava fechada para visitação do público devido a um treinamento de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). De acordo com informações do Exército Brasileiro ao site O Eco, ninguém ficou ferido.

Imagens de monitoramento do parque em 14/06 também mostram o comboio do Exército ao lado de um foco de fumaça. Segundo nota de esclarecimento do órgão militar, a equipe avisou a administração do parque e iniciou o combate assim que percebeu o foco de incêndio. Mas declaram que não houve nenhum acidente entre os integrantes do treinamento que pudesse ter originado o fogo.

Comboio da AMAN ao lado de nuvem de fumaça. Investigações ainda irão apontar as causas do incêndio. Imagem: Câmera de Monitoramento Parque Nacional do Itatiaia

“O combate ao incêndio foi iniciado imediatamente; contudo, devido aos fortes ventos e à vegetação seca, o fogo se alastrou, não sendo possível sua contenção. As viaturas que participavam do exercício foram retiradas do local por questão de segurança e, ato contínuo, os instrutores da AMAN informaram à direção do PNI o início do evento. Desde então, foi mobilizado apoio ininterrupto ao parque, com pessoal especializado, aeronaves da Aviação do Exército e suporte logístico, que permanecerão até o término dos trabalhos”, esclareceu a AMAN em nota.

Todavia testemunhas que trabalharam no combate ao fogo alertam para boatos de que o incêndio tenha começado em uma tentativa de ferver água em um fogareiro para cozinhar um macarrão instantâneo. Para eles, o fogo começou por causas humanas, podendo até ter sido de forma acidental. Assim, eles juntamente com montanhistas pedem a intervenção do Ministério Público para que as causas sejam investigadas.

A AMAN realiza treinamentos dentro do Parque Nacional do Itatiaia desde 1957. Já a visitação pública ficará fechada até 19/06.

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

1 comentário

  1. LEONARDO BOLONI em

    As imagens mostram claramente o foco ao lado do comboio do exército. Os inertes militares nada fizeram além de escrever uma justificativa chula se eximindo de qualquer responsabilidade. Eles adoram uma encenação, são pomposos e inoperantes. Ainda bem que não temos guerra, pois teríamos que acionar o CB, aqueles que sempre seguram a bucha dos demais órgãos de segurança pública. Que vergonha destes militares!!!!

Deixe seu comentário