Conheça o Caminho do Itupava de forma diferente. Evento neste sábado contará com arqueólogo especialista na região

1

O Caminho Histórico do Itupava que liga a cidade de Curitiba ao litoral paranaense abriga inúmeras belezas naturais e histórias. O trajeto que já foi a principal rota entre os portos marítimos do estado e sua capital, atualmente atrai a atenção de inúmeros montanhistas e aventureiros.

Trecho original do Caminho do Itupava. Foto: Julio Thomaz

No entanto, as atrações históricas do local podem passar despercebidas por quem não conhece o seu passado. Por isso, alguns amantes do Caminho junto com o Portal do Itupava decidiram realizar uma caminhada diferente na região. A atividade contará com a presença do arqueólogo Júlio Thomaz, em 22/06.
O com vagas limitadas, o evento Paisagens e Caminhos começará com o bate papo com o especialista sobre o passado milenar dessa região. E na sequencia haverá a caminhada da Lua Cheia.
Para quem deseja aproveitar o final de semana na região é possível acampar no espaço do Portal do Itupava que também conta com deliciosas opções para refeição.

Arqueólogo Júlio Thomaz

O Arqueólogo Júlio Thomaz é especialista em Geologia, Povos Originários e Caminhos Coloniais. O especialista já desenvolveu diversas pesquisas junto com o Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Universidade Federal do Paraná (CEPA/UFPR). Entre eles, Thomaz estudou artefatos arqueológicos encontrados em uma gruta na região de Piraquara em 2017.

Telha colonial de cobertura de engenho hidráulico de erva mate século dezenove. Margem esquerda Rio São João. Foto: Julio Thomaz

Cronograma do evento

10h – abertura do Portal do Itupava
13h30 – bate papo com Júlio Thomaz
15h30 – início da caminhada
17h00 – Pôr do Sol na Pedreira com Sapecada de Pinhão
18h00 – trilha da Lua Cheia
19h00 – retorno ao Portal do Itupava

Valores

Evento Paisagens e Caminhos – 93 reais
Camping – 60 reais

Maiores informações:
Instagram @portaldoitupava
Ou WhatsApp (41)98865-2399

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

1 comentário

Deixe seu comentário