Rodrigo Raineri morre após sofrer acidente com parapente

3

O montanhista e parapentista brasileiro Rodrigo Raineri morreu na região norte do Paquistão, logo após decolar de parapente, durante o trajeto próximo ao campo base do K2.

Rodrigo Raineri voando de parapente.

Rodrigo Raineri voando de parapente.

As informações são escassas e a única assertiva é que o piloto sofreu uma queda logo após a decolagem. A imprensa não especializada informa que o parapente “estourou”, mas essa informação não faz sentido.

Segundo o voador de parapente e montanhista Hilton Benke, “parapentes em condições de uso não estouram do nada, e tenho certeza que o parapente do Rodrigo deve ser um equipamento em bom estado de conservação. Porém pode no momento de decolagem, uma linha ter rompido em alguma rocha afiada e isso ter causado um colapso no equipamento.… contudo tudo o que se falar é pura especulação, sendo necessário uma apuração mais séria para se determinar a causa do acidente”.

 

Segundo foi levantado pelo Portal AltaMontanha, Raineri estava em uma expedição de voo de parapente organizada pelo experiente parapentista francês Antoine Girard.

Rodrigo Raineri nasceu em Ibitinga, SP, em 1969. Empresário, formado em engenharia pela Unicamp, e ex-professor de pós-graduação do Senac, foi um dos alpinistas mais reconhecido e técnico do Brasil.

Em 2011, foi o primeiro brasileiro a escalar duas vezes, com sucesso, a mesma face do monte Everest. Liderou 11 expedições ao Aconcágua, chegando ao cume por seis vezes. Realizou sua primeira escalada aos 19 anos, e nunca mais parou. Possui vasta experiência em rocha, gelo e alta montanha.

Rodrigo Raineri

Rodrigo Raineri

Em 2009, incorporou o parapente nos seus projetos: desceu voando após escalar o Mont Blanc, a maior montanha dos Alpes.
Ministrou palestras e treinamentos comportamentais, relacionando suas expedições com o mundo corporativo, trabalhando, desde 1994, com esportes de aventura e segurança do trabalho em altura na Grade6, em Campinas.

O AltaMontanha lamenta profundamente a perda desse grande atleta brasileiro e deseja força aos familiares e amigos.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

3 Comentários

Deixe seu comentário