A empresa de meteorologia Metsul identificou um evento raro de Aquecimento Estratosférico Súbito na região da Antártida. De acordo com os meteorologistas, esse evento, que ocorre na estratosfera (entre 10 e 50 quilômetros de altitude), poderá desencadear uma onda de frio intenso no Hemisfério Sul nas próximas semanas.
Esse é considerado um fenômeno climático raro, em que o ar da estratosfera se aquece em dezenas de graus. Esse ar quente pode alcançar a parte mais baixa da atmosfera e “empurrar” o ar gelado do Polo Sul em direção ao sul da América, da África, da Austrália e da Nova Zelândia. Assim, o frio e as chuvas podem atingir os estados do sul do Brasil.
No entanto, há outras variáveis, como as massas de ar quente previstas para o final de julho e agosto no Brasil, que poderiam impedir que a onda de ar polar avançasse sobre o país. Ao analisar os episódios em que esse evento ocorreu no passado, os meteorologistas identificaram tanto ondas de frio e chuvas intensas quanto períodos em que o Aquecimento Estratosférico Súbito não influenciou as temperaturas e o clima do Brasil. Assim, os efeitos desse evento climático ainda são uma incógnita para os meteorologistas, mas não custa ficarmos atentos às mudanças de temperatura e preparados para não passar frio.
1 comentário
Metsul sempre na vanguarda, muito competentes.