Escaladores superam recorde de Alex Honnold na Travessia Triple Crown em Yosemite

1

O rei das escaladas desafiadoras em Yosemite, Alex Honnold, perdeu sua coroa. Ou melhor, foi deposto da posição de escalador mais rápido a completar a Triple Crown (Tríplice Coroa), uma travessia que envolve mais de 30 quilômetros de caminhada e a escalada de 2.448 m de parede, divididos em 77 enfiadas.

Durante o desafio, os escaladores devem escalar a via The Nose no El Capitan, a Face Noroeste Regular no Half Dome e a Face Sul do Monte Watkins. Para receber a Triple Crown, é preciso cumprir esse percurso em menos de 24 horas. Algo que parece humanamente impossível, mas que Alex Honnold fez com maestria em 19 horas, em 2012. Ou seja, não só conseguiu, como ainda sobrou tempo.

O famoso Half Dome em Yosemite faz parte da travessia. Foto: Diliff / Wikimédia Commons.

Ao longo dos anos, inúmeros escaladores tentaram tirar a coroa de Honnold, mas não chegaram nem perto. No entanto, isso mudou em 20/10, quando Tanner Wanish e Michael Vaill completaram o desafio em 17h55min.

:: LEIA TAMBÉM: Alex Honnold numa boa!

A dupla de escaladores após terminar o desafio. Foto: Divulgação @ilikebigbuttress

Escaladores novatos

“Nós marcamos todas as três paredes o melhor que pudemos no momento e passamos horas refinando a logística e estudando táticas para economizar alguns minutos aqui e ali. Passamos meses planejando e semanas trabalhando, com muitas madrugadas para vencer o sol, com centenas de arremessos ensaiados e incontáveis milhas percorridas”, contou Wanish sobre a preparação para o desafio.

Apesar do longo planejamento, ambos os escaladores possuem pouco tempo de escalada em grandes paredes. Eles conheceram Yosemite e realizaram suas primeiras grandes escaladas há cerca de três anos. Desde então, têm dividido cordadas e realizado travessias impressionantes, como a Teton Grand Traverse.

Parede da Via The Nose. Foto: Roy Luck / Wikimédia Commons

Sobre a Tríplice Coroa, Wanish escreveu em seu Instagram: “Um dia perfeito no parque. Compartilharei alguns detalhes e histórias divertidas mais tarde; por enquanto, vamos sorrir e dormir”.

Honnold tem o costume de recuperar seus recordes, e, como um rei que nunca perde a majestade, será que veremos um recorde ainda mais rápido nos próximos capítulos da Tríplice Coroa?

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

1 comentário

Deixe seu comentário