Com treinamento diário e muita persistência, japonês de 102 anos chega ao cume do Monte Fuji

0

Dizer que vai subir montanhas até ficar bem velhinho não é exagero para o montanhista japonês Kokichi Akuzawa. Aos 102 anos, ele se tornou o homem mais velho a escalar o Monte Fuji, de 3.776 metros, no Japão, em 03/08, entrando para o livro dos recordes. Kokichi estava acompanhado da filha, de 70 anos, e de amigos.

Kokichi comemorando o recorde. Foto: Guinness World Record

Veterano no esporte, Akuzawa é presidente honorário do Clube de Montanhismo de Gunma. Ele escala montanhas quase semanalmente e mantém a rotina de caminhar cerca de uma hora todos os dias. Em 2022, comemorou seu 99º aniversário no cume do Nabewariyama (1.272 m).

Apesar da experiência e do bom preparo físico, o montanhista enfrentou recentemente problemas de saúde, como herpes-zóster e insuficiência cardíaca, que o levaram à internação hospitalar. Ainda assim, decidiu celebrar a recuperação escalando a montanha mais famosa do Japão. Sua última vez no cume do Monte Fuji havia sido aos 96 anos.

A rota escolhida foi a Yoshida, uma das mais acessíveis da montanha, mas que exige cerca de seis horas de subida até o topo. Para encarar o desafio, Kokichi dividiu a jornada em três dias, passando duas noites em refúgios da montanha. O terceiro dia foi o mais difícil. O frio, os ventos e os efeitos da altitude quase o fizeram desistir na altura da nona estação, mas ele seguiu firme, incentivado pela filha.

O montanhista veterano encarou os desafios da montanha e da idade. Foto: Guinness World Record

Pouco antes do meio-dia, por volta das 11h do dia 05/08, Kokichi alcançou o cume e assinou o livro de visitas do Santuário Fujisan Sengen. “Foi difícil e a sensação foi bem diferente da última vez que escalei. Estou impressionado por ter chegado ao topo. Não teria conseguido sem a ajuda de todos. Estou satisfeito agora”, disse, em entrevista ao Guinness World Record.

Quando questionado se pretende repetir a escalada, respondeu prontamente: “nunca mais”. Mas ponderou que talvez mude de ideia após o próximo aniversário.

Kokichi contou com a ajuda de seus familiares e amigos durante a escalada. Foto: Guinness World Record

Todos comemoraram juntos no cume. Foto: Guinness World Record

Longevidade japonesa

A longevidade dos japoneses é reconhecida mundialmente, e não é a primeira vez que pessoas da terceira idade desafiam o Monte Fuji. Em 2023, o esquiador Yuichiro Miura alcançou o cume aos 90 anos, auxiliado por uma cadeira de rodas especial para escalada. Com dificuldade de locomoção devido à dormência persistente nos membros, ele contou com o apoio de amigos e familiares para completar a jornada.

Antes de Kokichi realizar sua escalada, o recorde de pessoa mais velha a escalar o Monte Fuji pertecia ao também centenário Ichijiro Araya. Coincidentemente Araya também chegou ao cume no dia 05/08, porém no ano de 1994. Na data ele estava com 100 anos e 258 dias e foi acompanhado por seu filho. O montanhista superou Teiichi Igarashi que escalou o Monte Fuji aos 99 anos de idade em 1986.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Comments are closed.