Pico dos Marins permanece fechado temporariamente devido a incêndio florestal

0

Um incêndio de grandes proporções atingiu a região do Pico dos Marins, no Vale do Paraíba. O fogo teve início em 09/09, próximo a uma estrada rural no bairro Brejetuba, em Cruzeiro, e só foi controlado uma semana depois (17/09), com a chegada das chuvas.

O Pico dos Marins é uma montanha clássica do montanhismo brasileiro. Foto: Jéssica Moura

Para garantir a segurança de visitantes e colaboradores, além de permitir que as equipes de combate atuassem de forma mais eficaz, a Unidade de Conservação Monumento Natural Estadual Mantiqueira Paulista (MONAMP) foi temporariamente fechada. “Contamos com a compreensão de todos e reforçamos a importância da colaboração da comunidade neste momento delicado. Assim que houver condições seguras, comunicaremos a reabertura da unidade”, informou o MONAMP em nota publicada nas redes sociais.

Combate ao fogo em região de difícil acesso. Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio consumiu mais de 250 mil metros quadrados de área. Participaram do combate às chamas brigadistas da corporação, equipes da Fundação Florestal, da Defesa Civil e representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).

Criado em 2021, o MONAMP é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada entre os municípios de Cruzeiro e Piquete. O espaço abriga montanhas e trilhas clássicas do montanhismo brasileiro, como o Pico dos Marins e a travessia Marins-Itaguaré.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Comments are closed.