Após a conquista da última montanha de oito mil metros, o Shishapangma, em 1964, montanhistas do mundo todo precisaram buscar novos desafios. Nesse processo descobriram inúmeras montanhas mais baixas, porém tão desafiadoras quanto as maiores do mundo, principalmente por estarem em regiões inóspitas e com clima extremo. Assim, ainda há uma série de montanhas para serem conquistadas. Em 23/09, um grupo de alpinistas da Polônia e Eslováquia conquistou um pico de 6.232 metros de altitude e sem registros de ascensão nas Montanhas Ghujerab, no Karakoram, região remota localizada na fronteira entre Paquistão e China. A ascensão inédita foi divulgada pelo Polski Himalaizm Sportowy.
O trio formado por Marco Schwidergall, Tomasz Rodzynkiewicz, da Polônia, e Matej Prcin, da Eslovênia, alcançou o cume às 14h30, após três dias de escalada por uma rota de 1.800 metros, classificada em M5, com trechos de escalada em gelo de até 85 graus de inclinação. A montanha foi batizada provisoriamente de Tumladen Sar. Os conquistadores ganham o direito de nomear a montanha ascendida por eles, porém os montanhistas europeus estão aguardando aprovação local.
A expedição também contou com Michal Nowicki, Maksymilian Parys e Mateusz Wieckowski. O grupo montou seu acampamento base próximo à Geleira Virjerab e se dividiu em duas equipes. Coube a Schwidergall, Rodzynkiewicz e Prcin a tentativa no cume inédito.
Para alcançar o topo, os alpinistas montaram dois acampamentos na parede e, na descida, realizaram dez rapéis pelo lado sul, seguidos da travessia de uma geleira. O retorno ao acampamento base ocorreu em segurança no dia 24/09.
Segundo Schwidergall, o primeiro dia de escalada foi marcado por um corredor de gelo íngreme, comparável às rotas alpinas clássicas, e uma seção mista de grau M5. No segundo dia, enfrentaram longos trechos de gelo duro com até 80º de inclinação. O terceiro dia apresentou gelo mais fácil e neve, intercalados por dois trechos técnicos até o cume.
Durante o período de aclimatação, o mesmo trio já havia conquistado outro pico da região, com 6.031 metros, por uma rota com passagens rochosas e inclinações de gelo de até 50 graus.
As Montanhas Ghujerab fazem parte da cordilheira Karakoram, conhecida por abrigar alguns dos maiores desafios do alpinismo mundial. Pouco explorada, a região recebe raras expedições devido ao difícil acesso e aos obstáculos logísticos.





















1 comentário
Estivemos lá ano passado
https://www.mef.org.uk/expeditions/ghujerab-2024