Jim Morrison realiza primeira descida completa de esqui pela Face Norte do Everest

0

Uma equipe americana alcançou o cume do Monte Everest (8.849 m) pelo lado tibetano em 15/10, por volta das 12h45 (horário da China). A escalada foi realizada pela Face Norte, uma das rotas mais técnicas e perigosas da montanha. Enquanto a equipe descia pelas cordas fixas, o montanhista e esquiador Jim Morrison, integrante da expedição, realizou a primeira descida completa de esqui pela rota Hornbein — um feito inédito pelo lado norte.

A face norte do Everest. Foto: Luca Galuzzi

De acordo com informações, 11 integrantes da equipe, entre montanhistas, Sherpas e guias nepaleses, atingiram o cume após subir pelo Hornbein Couloir, um dos corredores mais icônicos e perigosos do Everest. Eles chegaram ao topo após seis semanas na montanha. Nem os protestos anticorrupção, nem as nevascas provocadas pelas monções foram capazes de impedir a realização desse audacioso projeto. A expedição teve patrocínio da National Geographic e da The North Face.

O grupo partiu do Acampamento 3 na noite de 14/10, liderado pelo cineasta vencedor do Oscar Jimmy Chin e por Jim Morrison, com o apoio de seis sherpas. Fontes no acampamento base relataram que, ao ultrapassar os 7.500 metros, a equipe pareceu interromper o avanço, mas decidiu seguir em frente e atingiu o cume com sucesso.

Segundo a National Geographic, enquanto os demais montanhistas se preparavam para encarar a rota de volta, Morrison calçou os esquis e iniciou a descida, que durou quatro horas e cinco minutos. O atleta escolheu o Corredor Hornbein, a linha mais direta e íngreme de saída do Everest — uma rota audaciosa que sempre desafiou o imaginário de montanhistas e esquiadores.

A Face Norte da montanha mais alta do mundo permaneceu fechada entre 2020 e 2023 devido à pandemia de coronavírus. Mesmo após a reabertura, poucos alpinistas se aventuraram por essa rota. Em 2024, apenas 74 pessoas alcançaram o cume pelo lado tibetano, em contraste com os 787 registros pela Face Sudoeste, no Nepal. Já em 2025, aproximadamente 100 montanhistas chegaram ao topo pela Face Norte, contra 694 ascensões pelo Nepal. Todos esses cumes ocorreram durante a primavera e, até a recente expedição americana, não havia registros de ascensões pela rota tibetana durante o outono no hemisfério norte.

Um tributo a Hilaree Nelson

Essa foi a terceira tentativa de Morrison de realizar o feito. O montanhista planejava descer essa rota junto com sua esposa, Hilaree Nelson, que morreu em 2022 durante uma descida de esqui no Manaslu, também no Himalaia. Em 2023, entraves burocráticos atrasaram sua chegada à montanha e ele não encontrou uma boa janela de tempo. Já em 2024, uma avalanche atingiu um dos integrantes da equipe, mobilizando todos os que estavam na montanha para o resgate.

Jim Morrison e Hilaree Nelson eram parceiros de esqui e de vida. Foto: Jim Morrison / Facebook

Jim e Hilaree. Foto: Jim Morrison / Facebook

Agora, finalmente, Morrison conseguiu chegar ao cume, onde espalhou as cinzas de Hilaree e prestou homenagens à parceira. “Tive uma pequena conversa com ela e senti que poderia dedicar o dia inteiro a ela”, disse Morrison à National Geographic.

O temido Corredor Hornbein

O Hornbein Couloir é uma rampa estreita e íngreme, situada entre 8.000 e 8.500 metros de altitude, com inclinações que variam de 40º a 60º e alta propensão a avalanches. A rota foi escalada pela primeira vez em 1963 pelos americanos Tom Hornbein e Willi Unsoeld.

Desde então, poucos se aventuraram por ali. O snowboarder Marco Siffredi tentou descer o corredor em 2002, mas desapareceu durante a tentativa, e seu corpo nunca foi encontrado.

A nova era do esqui no Everest

A conquista de Morrison acontece menos de um mês após outro feito histórico: o montanhista e esquiador polonês Andrzej Bargiel tornou-se o primeiro a descer o Everest (lado Nepalês) esquiando sem oxigênio suplementar, no final de setembro.

Bargiel subiu e desceu pela Face Sudeste, no Nepal, patrocinado pela Red Bull. Ele alcançou o cume em 22 de setembro, após 16 horas de escalada ao lado do sherpa Speed Dawa, e iniciou imediatamente a descida pelo Colo Sul, chegando ao Campo II ao anoitecer. No dia seguinte, enfrentou a temida Cascata de Gelo do Khumbu e completou a expedição em quatro dias, quatro horas e 15 minutos.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Comments are closed.