Inscrições abertas para o Mosquetão de Ouro 2025. Confira as novidades desse ano!

0

Estão abertas as indicações para o Mosquetão de Ouro 2025, a mais importante premiação do montanhismo e da escalada no Brasil. Realizado anualmente desde 2015 pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), o prêmio tem como objetivo reconhecer os maiores feitos, atletas, instituições e personalidades que se destacaram no cenário nacional do montanhismo.

Troféus da premiação em 2023. Foto: CBME

Inspirado no tradicional Piolets d’Or, o Mosquetão de Ouro celebra “a paixão, o espírito e os valores do montanhismo brasileiro”, destaca o site oficial da CBME. “O Mosquetão premia atletas e personalidades, em diversas áreas de atuação do montanhismo. Pessoas e entidades que estão empenhados em engrandecer o esporte, explorando os limites do possível em suas respectivas áreas de atuação e ajudando a aperfeiçoar as organizações do montanhismo”, reforça o texto oficial.

Troféu da categoria montanhismo e ação local. Foto: Maruza Silverio

Novidades em 2025

A edição de 2025 chega com novidades: o prêmio agora conta com site próprio, onde estão disponíveis todas as informações sobre o cronograma, regulamento e categorias.
As indicações podem ser feitas até às 22 horas do dia 3 de novembro através do endereço www.mosquetaodeouro.com.br.

Podem ser indicadas realizações ocorridas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, com relevância pelo ineditismo, dificuldade, desempenho físico ou significado. Feitos de outros anos não serão considerados, exceto na categoria Vida na Montanha, que homenageia o conjunto da obra e a trajetória de um montanhista ao longo da vida.

Categorias da premiação

O Mosquetão de Ouro esta com novidades também nas categorias a serem premiadas. Além das sete categorias já existentes em 2024 que reconhece tanto realizações individuais e em pequenos grupos, quanto ações e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do montanhismo no Brasil, esse ano foi acrescentada uma nova categoria: Homenagem Póstuma.

As categorias são:

  • Montanhismo Brasil – para atividades realizadas em trilhas, travessias e ascensões dentro do território nacional;
  • Altas Montanhas – para feitos realizados em montanhas acima de 3.000 metros;
  • Escalada – para escaladas de aventura, em livre ou artificial, em rocha, mista, gelo, big wall ou novas conquistas;
  • Escalada Esportiva – voltada à solução de problemas de boulder, psicoblok e encadenamentos de vias esportivas;
  • Montanhismo e Sociedade – para pessoas cujas ações preservam os valores e promovem o desenvolvimento e organização do montanhismo;
  • Montanhismo e Ação Local – reconhece pessoas e instituições que desenvolveram iniciativas de impacto local, voltadas à conservação, recuperação ou incentivo ao montanhismo;
  • Vida na Montanha – homenagem a montanhistas em vida, por sua trajetória, realizações e dedicação ao esporte.
  • Homenagem Póstuma – reconhecimento para montanhistas que deram relevante contribuição ao Montanhismo.

Como participar

Qualquer pessoa pode indicar atletas, instituições ou feitos que mereçam concorrer ao prêmio. Todas as indicações serão avaliadas pela coordenação e por uma comissão da CBME, que analisará aspectos como o estilo de ascensão, o respeito ao meio ambiente, o espírito de exploração e o alinhamento com os valores éticos do montanhismo.

O principal objetivo da premiação é incentivar o estilo ético de ascensões e conquistas de montanhas, a abertura de trilhas e vias de escalada, e o desenvolvimento de ações em prol das montanhas e da comunidade de montanhistas no Brasil.

E você, conhece alguém que se destacou nas montanhas em 2024? As indicações já estão abertas. Participe e ajude a valorizar o montanhismo nacional.

Para mais informações e para enviar sua indicação, acesse: www.mosquetaodeouro.com.br.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Comments are closed.