Homem falece após queda no Pico do Tijuca Mirim. DP irá investigar se mal súbito foi a causa do acidente

0

Um homem de 61 anos morreu após cair entre 40 e 60 metros no Pico do Tijuca Mirim, dentro da Floresta da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, em 22/11. A vítima, identificada como Paulo Fernando Bandeira da Silva, estava acompanhada por cinco amigos quando sofreu a queda. A 19ª Delegacia de Polícia irá investigar se a causa foi um mal súbito ou um escorregão, bem como a dinâmica do acidente.

O Pico do Tijuca Mirim possui cerca de 920 metros de altitude e uma trilha considerada difícil. Foto: TMbux / Wikimédia Commons.

Fisicamente ativo, Silva havia retomado o hábito de fazer trilhas no início deste ano, após voltar a morar na capital fluminense. A queda ocorreu logo após Silva chegar ao topo da montanha, em uma área sem estruturas de proteção. Apesar disso, a trilha, que se inicia no Largo do Bom Retiro, possui placas de sinalização alertando sobre os riscos da atividade. O percurso leva pouco mais de uma hora e é classificado como difícil, incluindo trechos de escalada.

Familiares informaram que Silva utilizava medicamentos controlados, o que pode ter contribuído para a perda de equilíbrio. Após o acidente, parte do grupo desceu até a base da montanha para buscar socorro. O Corpo de Bombeiros localizou a vítima em meio à mata fechada, em uma área de difícil acesso. Infelizmente, Silva, não resistiu aos ferimentos. Após a perícia, seu corpo foi removido com o apoio de um helicóptero.

A filha de Silva, Dominic Bandeira, de 19 anos, relatou que recebeu fotos do pai feitas durante a trilha poucos minutos antes da queda. “Meu pai me mandou fotos e, logo depois, a gente não conseguiu mais contato. Minha irmã viu a notícia de que um homem tinha morrido na trilha após cair e presumiu que era ele. Está sendo muito difícil. Ele era uma pessoa incrível”, contou ao jornal O Globo. Silva deixou esposa e cinco filhas.

Foto que Paulo enviou a sua filha. Foto: Arquivo pessoal

Floresta da Tijuca com o Pico do Tijuca Mirim. Foto: Halleypo / Wikimédia Commons

O Parque Nacional da Tijuca lamentou profundamente a morte e anunciou o fechamento da trilha do Tijuca Mirim durante o sábado (22/11). A administração reforçou recomendações de segurança, como avaliar as condições físicas antes de iniciar percursos exigentes, levar água, lanche e repelente, evitar caminhar sozinho e redobrar a atenção em trechos de escalada ou com presença de animais peçonhentos.

A equipe do AltaMontanha se solidariza com os familiares e amigos de Silva.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Comments are closed.