Projetos de Lei que atingem o montanhismo

0

Existem alguns projetos de lei em tramitação que atingem diretamente a prática de montanhismo. Neste artigo eu irei citar estes projetos, suas propostas e a situação em que se encontram com o objetivo de informar a comunidade da montanha e conscientizar que na ausência de interesse, seremos legislados por quem não entende de montanhismo e quem tem outros interesses que são opostos aos nossos.


Às vezes os projetos vêm de acordo com nossas demandas, porém, o único Projeto de Lei (PL) que estaria de acordo com nossas necessidades foi arquivado na Câmara. Tratava-se do PL 7014/10, de autoria de Fernando Gabeira (https://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=2685).

Esta lei dispunha sobre o acesso à trilhas, montanhas, cavernas e outros monumentos naturais onde existia uma tradição de visitação, mas que estão situados no interior de propriedades particulares que atualmente proíbem o acesso. Era uma lei super importante que precisava voltar a ser discutida.

Inversamente proporcional, existe a lei 7288/10. Esta lei, que foi criada no Senado por Efraim Moraes (DEM, PB) evoluiu com os debates e foi aprovada no Senado de maneira bastante favorável aos Esportes de Aventura, pois criava uma normatização que garantia à estes esportes autonomia e auto regulamentação.

Quando esta lei chegou à Câmera, no entanto, ela sofreu modificações com as emendas apresentadas pelo deputado Marcelo Teixeira (PR CE). De acordo com as emendas, as entidades que administram o deporto (EAD´s) serão obrigadas a certificar os praticantes de esporte, sejam amadores ou profissionais. Esta certificação, no entanto, não é valida para as empresas de turismo de aventura, que por terem leis próprias de auto regulamentação, ficam fora de serem certificadas pelas EAD´s. Ou seja, de um lado a lei força o praticante amador e profissional a passarem por um processo burocrático que dá responsabilidade civil às EAD´s (no caso do montanhismo a CBME) e por outro garante um super mercado para as empresas de turismo de aventura, onde a burocracia não existe. É uma lei tendenciosa e perigosa.

Há detalhes sobre este PL nos sites (IMPORTANTE): https://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=2486 e o comunicado oficial da CBME: http://cbme.org.br/noticias/27-legislacao/48-projeto-de-lei-72882010-da-camara-federal

Este projeto de lei irá para votação na Câmera. Se aprovada com está, voltará para o Senado, onde poderá ser aceita ou rejeitada.

Além desta lei, há no Paraná o PL 120/11 de Osmar Bertoldi. Este PL prevê que os locais para pratica de esportes de aventura devem estar preparados para receber resgatistas em caso de urgência e também obriga os praticantes a pedir uma permissão aos bombeiros. É um PL novo, que ainda não foi discutido onde faz-se urgente um contato com o deputado para que os montanhistas coloquem em pauta suas reais demandas para que esta PL seja retransformada em algo que de fato ajude o montanhismo. (https://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=2834)

Fora estas leis, há uma Instrução normativa do ICMbio sobre uso e captação de imagens em UC´s federais que podem atingir indiretamente o montanhista. Esta Instrução normativa está em fase de consulta pública, onde é necessário nossa contribuição para que ela não seja aprovada como está proposta atualmente.

Os pontos polêmicos fica por parte da necessidade de autorização para captação de imagens com a chefia dos parques para publicação de matéria jornalística. Este termo “matéria jornalística”&nbsp, é vago e qualquer blog ou site de montanhismo pode ser considerado como tal. Além disso, parques sem plano de manejo podem não autorizar a captação de imagens sem que para isso haja justificativa e o uso de imagens dos parques para educação e cultura deverão passar por um processo burocrático de autorização para serem publicadas. Ou seja, burocratiza a própria divulgação das paisagens brasileiras.

Para ter acesso à IN na íntegra veja o link abaixo:&nbsp, https://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=2930

É muito importante a participação de todos neste processo de cerceamento do montanhismo e de nossa liberdade. Já existem movimentos contrários à estas propostas originais, como o abaixo assinado contra as emendas do PL7288 (http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6740).

Apesar de alguns céticos acharem que estas leis, se aprovadas, nunca funcionarão, temos que pensar no futuro. Hoje sabemos da dificuldade dos parques fiscalizarem e colocarem na prática estas normas, porém não será assim pra sempre. Temos que garantir nossa liberdade e a aventura do futuro. O Montanhismo evoluiu em técnicas e no processo de preservação da natureza, mas ainda é baseado em valores que vêm desde a época de Gabriel Paccard e Jacques Balmat: Aventura e Liberdade!

Assinem, participem e divulguem!

Compartilhar

Sobre o autor

Pedro Hauck natural de Itatiba-SP, desde 2007 vive em Curitiba-PR onde se tornou um ilustre conhecido. É formado em Geografia pela Unesp Rio Claro, possui mestrado em Geografia Física pela UFPR. Atualmente é sócio da Loja AltaMontanha, uma das mais conhecidas lojas especializadas em montanhismo no Brasil. É sócio da Soul Outdoor, agência especializada em ascensão em montanhas, trekking e cursos na área de montanhismo. Ele também é guia de montanha profissional e instrutor de escalada pela AGUIPERJ, única associação de guias de escalada profissional do Brasil. Ao longo de mais de 25 anos dedicados ao montanhismo, já escalou mais 140 montanhas com mais de 4 mil metros, destas, mais da metade com 6 mil metros e um 8 mil do Himalaia. Siga ele no Instagram @pehauck

Comments are closed.