Porém, na primeira década de 2000 passei a elogiar os serviços de previsão do tempo, porque passaram a acertar mais, mas nesses últimos anos parece que regrediram três décadas. Até a prefeitura do Rio de Janeiro fazia pouco caso, contratando os serviços de um sujeito que diz receber o espírito do Cacique Cobra Coral, cuja a lenda diz que tem poder para mudar o tempo. Mas não é que até o Rock in Rio usou os serviços do Cacique! Mas se deram mal… Hahaha
De todas as ciências, a que menos evoluiu foi a meteorologia, em virtude das muitas variáveis de natureza oceânica, atmosférica e astronômica, muito instáveis e que influenciam o tempo. Nem os computadores mais potentes conseguem analisar e prever o humor dessas variáveis, e como vocês sabem, modelos matemáticos não conseguem prever humor nenhum, biológico ou meteorológico.
O descrédito meteorológico não ocorre apenas no Brasil, por exemplo, nos EUA, no Canadá e na Inglaterra é a mesma coisa. Porém, existem os iparaísos que são os desertos e as regiões semiáridas, nelas eles quase sempre acertam.
Quando ocorrem as anomalias atmosféricos, como La Niña e El Niño, se pudessem, muitos dos meteorologistas mudariam de profissão, porque esses fenômenos bagunçam os modelos matemáticos e várias regiões do planeta tornam-se extremamente instáveis, entre elas, a parte oriental do Brasil e a ocidental da América do Norte. Em agosto de 2007 eu estava em Santiago do Chile, indo esquiar no Vale Nevado. A previsão era de céu azul, feita no dia anterior. Entretanto, no meio do dia o tempo mudou e caiu uma forte tempestade de neve, que pegou os chilenos completamente de surpresa. Foi o caos porque eles não estão preparados.
O circulação atmosférica é tão complexa e pode mudar tão rapidamente que nenhum computador consegue prever. Existe uma interação muito grande entre a atmosfera e o oceano, e qualquer alteração oceanográfica afeta o clima local ou regional. Mas o problema é que até hoje não se sabe como as correntes marinhas se comportam em profundidade. A causa do aquecimento anômalo das águas do Pacifico, que produzem o El Niño, continua em parte, sendo um mistério.
Mas o que irrita é que os serviços de previsão disponíveis no Brasil, entre eles: Climatempo, CPTEC do INPE e Windguru, fazem previsões de até 10 dias, mas sendo que podem errar a previsão do dia seguinte! Por exemplo, notem que o Climatempo pode dizer que existe 90% de chance de chover daqui a dez dias, o que pode ser uma mentira! Se você ler o mesmo sitio seis horas depois, vai ver que a mesma previsão mudou, e pode mudar algumas vezes ao dia. Então porque fazer isso, se não adianta absolutamente nada? Parece que a meteorologia é uma religião, é preciso ter fé, acreditar e rezar para que o tempo fique do jeito que você quer. Mas invariavelmente 'São Pedro' não está nem ai para o seu pedido. Se você é cristão, talvez devesse procurar outro santo, esse ai deve ter abandonado o posto de controlador do tempo, ficou irritado porque cada um pede situação diferente e antagônica para uma mesma área.
De janeiro a setembro deste ano (2011) fiz um trabalho de acompanhar os serviços de previsão Climatempo, CPTEC e Windguru, e sabem qual foi a margem de acerto deles para a cidade do Rio de Janeiro? Muito baixo, vou revelar esses números outro dia, depois que eu concluir o trabalho. Mas os acertos diminuem inversamente ao aumento do número de dias previstos, de até 10. Eles chamam isso de tendência climática. A verdade é a seguinte, não adianta nada olhar as previsões para muitos dias, sendo que mesmo as do dia seguinte são duvidosas. Já brinquei muito com o sitio da Climatempo, dizendo: 'Alôoooo, párem de brincar com o computador e coloquem a cabeça para fora da janela para ver que dia lindo está fazendo. Onde está a chuva?' Falava o contrário também quando a previsão era de sol.
Enfim, você pode continuar observando os animais, as dores em partes do corpo e variação na cor do Sol e da Lua, tais fenômenos podem dar uma idéia de como o tempo pode ficar amanhã. Eles ocorrem devido a oscilação da pressão atmosférica e a umidade do ar. Em algumas sociedades antigas magos abriam e analisavam as entranhas de certos animais para prever o tempo, no Rio de Janeiro o governo e empresas consultam o espírito do Cacique Cobra Coral, não apenas para prever, mas para fazer mudar o tempo. Ou seja, previsão meteorológica qualquer um pode fazer, as chances de erros e acertos são quase as mesmas para qualquer um.
Antonio Paulo Faria