O Dedo de Deus Paulista, com altitude de 1.330 metros, está situado entre os municípios de Pedro de Toledo e Iguape. Foi conquistado pela primeira vez por Orézio Ramalho, residente em Pedro de Toledo e os irmãos Roberto Pettená e o tenente Rodolfo Pettená, residentes em Santos, no dia 29 de julho de 1953, em memorável feito. Ao Centro de Excursionistas do Rio de Janeiro (1) coube a efetivação da segunda escalada, em 1955. E agora no dia 5 de julho último, os marumbinistas, num grupo de seis escaladores, lograram atingir o tope dos Itatins, após uma escalada de seis horas desde a base da montanha.
Auxílio precioso lhes foi prestado pelo prefeito municipal de Pedro de Toledo, Sr. José Pimentel, que não poupou esforços em proporcionar aos excursionistas todas as facilidades, a fim de que mais uma vez fosse atingido o pícaro do dedo de Deus Paulista. Os paranaenses ficaram deveras cativados ante a amável acolhida dos habitantes desta fértil região do litoral sul de São Paulo, em particular dos amantes do montanhismo, primeiros escaladores do citado Pico, cujo companheirismo vai além das expectativas.
Colhe assim, o Circulo de Marumbinismo de Curitiba mais uma conquista para a sua existência, e mais um círculo de amizades no próspero município de Pedro de Toledo.
A escalada do dedo de Deus Paulista é algo de notável e grandioso, não somente pela exuberante floresta que o rodeia, mas também por alguns abruptos paredões que o incluem entre as grandes montanhas brasileiras.
* * * * *
Leia mais sobre o Dedo de Deus Paulista