Carla Perez é a primeira sul americana a escalar a face sul do Aconcágua

1

Quem?
Não… Não a brasileira… Carla Perez é uma alpinista equatoriana e com o feito realizado na semana passada, passou a ser a primeira mulher sul americana a escalar a parede sul do Aconcagua.

No dia primeiro de fevereiro de 2009, a alpinista de 26 anos, acompanhado dos também equatorianos Joshua Jarrín (22) e Esteban Mena (18) chegaram ao topo do Aconcagua, de 6962 metros, após escalarem os três mil metros da parede sul da montanha, em seis dias e cinco noites na parece. A descida foi pela rota normal.

Escalar a montanha mais alta da América pela parede sul é um dos objetivos mais importantes para o currículo de um montanhista extremo. São três quilômetros de parede de rocha e gelo, entre os 4 e 7 mil metros de altitude, com temperaturas que chegam aos -35ºC. Além disso, durante a escalada, raramente os alpinistas conseguem se aquecer ao sol, pois como a montanha é localizada abaixo do trópico de capricórnio, o sol dificilmente da as caras naquele lado da montanha. É sem dúvida um desafio comparado aos mais difíceis do Himalaia.

Os montanhistas equatorianos, que vale ressaltar, participam de um grupo de alpinismo de um clégio no Equador, viajaram a Mendoza, Argentina, no último dia 13 de janeiro e para aclimatarem-se realizaram primeiro a subida pela rota normal. Eram então em cinco pessoas. Depois foram a parede sul para observar a rota e ao final somente os três conseguiram escalar a rota.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

1 comentário

Deixe seu comentário