O recorde do Aconcágua tem um novo dono. Se trata de Karl Egloff que logrou ir de Horcones ao cume e voltar em 11 e 52 minutos. O recorde anterior, batido em Dezembro do ano passado pelo espanhol Kilian Jornet, era de 12 horas e 49 minutos.
Egloff começou sua ascensão relâmpago à montanha mais alta dos Andes num ritmo muito alto, tanto foi que chegou ao cume da montanha cerca de uma hora antes que Kilian. No entanto, o recorde de ascensão Horcones x cume ainda é de outro espanhol, de Jorge Egocheaga, que era quem detinha o recorde ida e volta antes de Kilian, conhecido por voar em suas descidas nas montanhas.
Karl Egloff ganhou tempo, pois quase não parou no cume. Ele continuou num ritmo forte na descida e aproveitando seu amplo conhecimento da rota normal, pois ele já escalou o Aconcágua várias vezes. Por fim, o tempo acumulado da ascensão chegou às 11 horas e 52 minutos, incríveis 57 minutos a menos que Kilian.
Este foi o segundo recorde que Egloff tirou de Kilian Jornet. Anteriormente o suíço/equatoriano já havia batido o recorde dele no Kilimanjaro.