Os vencedores do Prêmio Mosquetão de Ouro 2016

0

Inspirando-se no prêmio Piolets d’Or, a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) lançou o prêmio Mosquetão de Ouro em 2015. Essa premiação visa celebrar a paixão, o espírito e os valores, bem como os feitos de atletas e pessoas do montanhismo brasileiro. O prêmio objetiva incentivar o estilo ético e limpo de ascensões e conquistas de montanhas, trilhas de montanhismo e vias de escalada. Inovação, experiência, respeito e feitos atléticos serão considerados no processo de premiação. Veja os vencedores do ano de 2016:

Categoria Montanhismo: Murilo Gimenes Lessa: 
 
De Piracicaba, mas radicado em Londres desde 2008, o paulista participou de expedição em dupla com Lee Harrison e foi às montanhas Lupghar, no Karakoram paquistanês. Lá realizou duas primeiras ascensões absolutas a picos inominados: P5702 e P5589. Além disso, ascendeu também o P5665 (segunda ascensão conhecida a este cume), por uma nova rota.
 
Categoria Escalada: Edemilson Padilha, Valdesir Machado e Élcio Muliki:
 
Conquista da via No fio da Navalha 6VIIA A1 E3 D4/5, 700 m em quatro dias de investida. Pedra do Rio, Castelo, ES.
 
Categoria Escalada Esportiva: Felipe Camargo: 
 
Escalou a via Era Vella 11C (5.14d e 9a frances), em Margalef, Espanha.
 
Categoria Montanhismo e Sociedade: André Ilha:
 
Montanhista a mais de três décadas, conquistador de centenas de vias de escaladas e autor de três guias de escaladas, também é ambientalista e gestor público na área ambiental (ex-Presidente do IEF/RJ e ex-Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA/RJ) se dedica a causa da conservação de áreas naturais, liderando a criação de diversas unidades de conservação e estimulando a boa gestão de visitação em áreas naturais em todo o país, com realizações de vanguarda no Rio de Janeiro, como a criação de guardas-parques, e o decreto e o programa de uso público de UCs. Contribui, de maneira relevante, para a preservação dos valores e princípios do montanhismo, com destaque para os temas de direito ao risco, responsabilidade ambiental e auto-regulamentação – atuando, nas esferas estadual e federal, contra as diferentes iniciativas de regulamentação prejudiciais ao montanhismo promovidas por atores externos ao mesmo. É um colaborador permanente da FEMERJ e CBME atuando permanetemente na articulação de questões relacionadas ao acesso e conservação em unidades de conservação.
 
Categoria Montanhismo e Ação Local: Movimento da Trilha Transcarioca:
 
O Mosaico Carioca e os Amigos da Trilha Transcarioca vem trabalhando incessantemente ao longo dos dois últimos anos para implantação da Trilha Transcarioca. Iniciando em Barra de Guaratiba e passando pelas Praias Selvagens, Pedra do Telegrafo, Parque da Pedra Branca, Floresta da Tijuca, Parque Lage e Parque da Catacumba unindo oito Parques municipais até chegar a trilha do Morro da Urca, totalizando mais de 180 km de trilha manejada e sinalizada por voluntários. Tamanha dedicação rendeu ao projeto uma homenagem da Câmara dos Vereadores em novembro de 2015 e o início da criação da APA da Trilha Transcarioca que tem como objetivo principal a proteção dos trechos de corredores verdes, que liga as unidades de conservação, pelas quais a Trilha Transcarioca está inserida. Em setembro de 2015 em um único mutirão, o projeto reuniu mais de 800 voluntários trabalhando na sinalização e manutenção dos 180 km da Trilha da Transcarioca. O evento teve a presença de vários Clubes de Excursionismo, ONGs, FEMERJ, simpatizantes, prefeitura, ICMBio, Inea além de vários grupos independentes de caminhada. O projeto já vem colhendo frutos com a adesão da população local e órgãos de segurança do estado e município que vêem na implantação da trilha uma ótima oportunidade de fomentar a economia local, a segurança das localidades por onde a trilha passa além de ótima oportunidade de disseminar a educação ambiental entre os caminhantes.
 
Categoria Vida na Montanha: Francesco Berardi:
 
Primeiro (e provavelmente o único) a fazer os 27 cumes mais altos do Brasil (entre eles Roraima, Neblina, Pico da Bandeira, Pedra da Mina, Agulhas Negras e Pico dos Três Estados). Além disso, registra escaladas e caminhadas na França, Suíça, Áustria, Itália, Eslovênia, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia, Tanzânia e Quênia. Já experimentava o montanhismo quando criança. Nas colinas do Sul da Itália. Berardi, que veio para o Brasil aos quatorze anos, já tem mais de 40 anos na prática do montanhismo, guiando escaladas, caminhadas e expedições de conquista. Filiado do CEB desde 1968, onde atua como guia desde de 1970. Berardi, que já guiou mais de 1800 excursões, é um ícone no montanhismo brasileiro e tem recebido homenagens por sua dedicação ao esporte. Ele sintetiza essa paixão dizendo que é um prazer ir às montanhas: “Quando conquisto um cume já estou pensando no próximo, nunca estou satisfeito”. Conquistas realizadas: Castelinhos – PARNASO – 15/05/2015 * Monte de Milho e Serra das Antas, Secretario Petropolis, em 28/03/15 * Travessia Castália x Guapiaçu em Cachoeira de Macacu – Reabertura de trilha. * Retorno a Pedra Azul – Domingos Martins – ES, em 20/11/15 * MAMUTE via vale do Bom Fim PNSO, Reabertura de trilha * PEDRA DO REGO- VENDA NOVA DO IMIGRANTE – ES – 21/11/15 * Travessia Vale da Revolta _ Pico Alto da Boa Vista – Jacarandá. 24/10/15 * "Alto das Nuvens e Castelinhos- Magé" em 10/2015 * Morro São João. PNSO 03/10/15 Dentre outras dezenas de atividades, entre oficiais de clube, exploração, abertura (ou reabertura) de trilhas * Fissura 8 de setembro – Pedra do Conde P.N.T – 08/09/1974 * Agulha Beija Flor  – PARNASO – 01/01/1976 * Pedra do Lagarto – Domingo Martins / ES – 02/08/1796 * Pedra Pontuda – Castelos / ES – 06/02/1978 * Pontão do Cansado – São José do Calçado / ES – 04/10/1980 * Pedra da Boneca – Itabirinha de Mantena / MG – 22/01/1994 * Pico Maior das Três Orelhas – Lídice / RJ – 29/03/1997 * Morro do Carmo – Vale Dantas – Teresópolis / RJ – 02/08/1998 * Pedra da Lavra – Àgua Doce / ES – 12/03/2000 * Pico São mateus – São Fidélis / RJ – 20/02/2007.
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário