Com quase 7 mil metros de altitude, o Aconcagua abriu suas portas aos visitantes para a temporada 2008/2009 no último sábado, 15 de novembro, e segue até o dia 15 de março de 2009.
Para a maior parte dos interessados em escalar a montanha, a grande aventura já se iniciou há vários meses, devido à preparação física, financeira e a logística para a escalada.
No entanto, existe uma surpresa que tem que ser levada em conta no que diz respeito aos preços e serviços. Para este ano o custo da licença para escalar aumentou em 50%.
Assim, os estrangeiros que quiserem escalar o Aconcagua, terão que desembolsar cerca de 1.500 pesos (aproximadamente R$ 1.000,00). Segundo a diretoria do parque, “o preço não é aumentado desde 2005, aumentou em 50%, mas se fosse levado em conta o que oferece o Parque, não é muito”.
A licença para escalar deve ser obtida junto à secretaria de Turismo de Mendoza, na Av. San Marin 1143, e demora poucos minutos para ser expedida. Para o próximo ano, os “permisos” poderão ser comprados através da Internet.
Com o aumento da receita, o parque resolveu aumentar seu efetivo. Desta forma, serão 46 guarda parques e 22 funcionários administrativos e de limpeza que irão auxiliar os visitantes.
A maior parte dos visitantes é esperada para a alta temporada, a partir de 15 de Dezembro até 31 de janeiro. Em 2007, 7.658 pessoas pagaram o permiso para escalar e/ou realizar trekking na região e acredita-se num aumento em torno de 10% no número de visitantes.
 , ,  ,
Como Chegar
Para chegar à montanha mais alta da América, o destino inicial é a cidade de Mendoza. Lá, após comprar o permiso, o montanhistas terá que viajar 172 quilômetros pela rota 7 em direção à Puente del Inca.
A partir daí começa por estrada de terra, que logo se transforma numa bem definida trilha. É a primeira etapa da longa caminhada até o campo base, distante 30 quilômetros da localidade de Puente del Inca.
Após chegar ao acampamento base, denominado por Plaza de Mulas, o excursionista poderá escolher entre diferentes caminhadas ou escaladas pela montanha. O alpinista que desejar tentar chegar ao cume terá pela frente ainda diversos abrigos e acampamentos em diferentes altitudes.
Preços
Confira abaixo a nova tabela de preços* para os estrangeiros, da temporada 2008/2009 no Aconcágua:
Baixa Temporada:
De 15 a 30 de novembro e de 21 de fevereiro a 15 de março
Ascensão: 150 USD*
Trekking Longo: 60 USD*
Média Temporada:
De 1 a 14 de dezembro e de 1 a 20 de fevereiro
Ascensão: 300 USD*
Trekking Longo: 80 USD*
Alta Temporada:
De 15 de dezembro a 31 de janeiro
Ascensão: 450 USD*
Trekking Longo: 100 USD*
* Estimativa em dólares.
Para saber mais sobre o Aconcágua visite:
www.aconcagua.altamontanha.com