Após acerto de detalhes e conteúdo, o ginásio 90 graus e o site Alta Montanha estão em conjunto oferecendo um novo curso básico de escalada em rocha.
Este curso é voltado para o público interessado nas técnicas indispensáveis para o bom exercício da atividade, sempre priorizando a segurança e o desempenho. Aprende-se desde os conceitos básicos da escalada em rocha, técnicas de ascensão e descenso, técnicas básicas de auto-resgate, bem como o manuseio e manutenção dos equipamentos utilizados e ética. Uma aula de nós também está inclusa, já que é suma importância, a correta realização dos nós para a segurança dos escaladores. O curso possui 16 horas/aula, divididas em duas aulas teóricas, a serem dadas em São Paulo, e uma aula prática, a ser dada no município de Pedra Bela – SP.
Inscrições abertas pela página de contato.
Próxima turma:
Terça Feira, 28 de Fevereiro, das 19h às 23h – aula teórica
Quinta Feira, 1º de Março, das 19h às 23h – aula teórica
Sábado, 3 de Março, das 9h às 17h – prática em rocha
Locais:
Aulas teóricas em sala de aula localizada na Av. do Cursino, São Paulo – SP. Prática em Pedra Bela – SP (120 km de São Paulo).
Conteúdo abordado nas aulas
1ª aula (4h):
Apresentação aos equipamentos utilizados na escalada em rocha com proteções fixas – características, usos, conservação.
– Cordas;
– Cadeirinhas;
– Mosquetões;
– Costuras;
– Freios;
– Fitas tubulares e chatas;
– Cordins (cordeletes);
– Capacetes;
– Sapatilhas;
– Carbonato de Magnésio;
Apresentação dos nós utilizados em escalada em rocha, conceito nível básico – prática em sala de aula.
– Nó Oito Duplo, pelo chicote;
– Nó Oito Duplo, pelo seio;
– Nó Volta do Fiel;
– Nó UIAA;
– Nó Boca de Lobo;
– Nó de Fita;
– Nó Pescador Duplo;
– Nó Azelha;
– Nó Prusik;
2ª aula (4h):– Revisão e avaliação prática de nós;
Conceitos de escalada:
– Tipos de escalada;
– Tabelas de graduação de escalada;
– Correta montagem/desmontagem de paradas;
– Segurança para o escalador (sob e sobre o mesmo);
– Realização de Rapel com sistema de backup;
– Correta colocação de proteções intermediárias, para o guia;
– Conceitos de segurança, para o guia;
– Conceitos teóricos de auto-resgate.
Ética da escalada e mínimo impacto;
Aula prática (o dia todo – 8h):– Em Pedra Bela/SP (120 km de São Paulo).
– O aluno irá colocar em prática o aprendido nas aulas teóricas escalando como participante, em “top rope” e simulação de via guiada. Também efetuará montagem e desmontagem de paradas assim como descida por corda (rapel) com sistema de backup. Também será feito exercício de auto-resgate, com ascensão direta pela corda.
– Ao final do curso o aluno terá todo embasamento teórico e prático para realizar escaladas em locais com proteção fixa com total autonomia e segurança.
Investimento:
3 parcelas de R$ 185,00 ou 10% de desconto para pagamento a vista (R$ 500,00).
Incluso no curso:
– instrução personalizada;
– equipamentos de segurança certificados para uso durante as aulas;
– material didático (um exemplar do livro Escale melhor e com mais segurança para cada participante);
– um vale diária no ginásio 90 graus.
Não está incluso alimetação e deslocamento até a sala de aula e local da aula prática, sendo organizada entre os instrutores e alunos no decorrer do curso.
É desejável que o aluno tenha sapatilha de escalada, caso tenha dúvida entre em contato!
Turma mínima/máxima: 6/12 alunos.
Inscrições abertas pela página de contato.
Instrutores:
Os instrutores deste curso, além de serem amigos e parceiros de escalada, praticam montanhismo e escalada há diversos anos com experiência no Brasil e exterior. Todos tem grande conhecimento na área técnica da escalada com destaque especial para procedimentos de segurança. Além disso todos estão "na ativa", atualizados com as novidades da área e se aprimorando a cada dia.
Tacio Philip, 34 anos. Fotógrafo e empresário. Com mais de 10 anos de experiência em escalada em rocha e montanhismo escalou em diversos estados do Brasil e exterior, com destaque para região de São Bento do Sapucaí, Pedralva, Salinas, Rio de Janeiro, "Aguja de la S" em El Chalten na Patagônia Argentina etc, sempre com preferência para o estilo de escalada tradicional. Ainda possui no currículo cursos como "Resgate em Montanha" pelo Cosmo e "Avançado de escalada" com Eliseu Frechou entre outros.
Também é montanhista tendo escalado um grande número de montanhas do Brasil, com foco principal na Serra da Mantiqueira e algumas no exterior (Bolívia e Peru). Também realizou diversas travessias e expedições para montanhas pouco exploradas.
Veja nesse link o currículo de montanha/escalada. Mais informações no site www.tacio.com.br.
Pedro Hauck, 29 anos. Geógrafo e montanhista. Foi diretor de escalada da Federação Paranaense de Montanhismo e também do Clube Paranaense de Montanhismo, onde ministrou diversos cursos de escalada. É colunista e editor do Site AltaMontanha.com, um dos principais meio de comunicação do montanhismo em língua portuguesa.
Já participou de uma dezena de expedições à montanhas andinas, tendo alcançado cume em cerca de 30 montanhas de altitude. Possui ampla experiência em escalada em rocha no Brasil, já tendo escalado em diversos Estados, desde O Rio Grande do Sul até o Nordeste.
Veja nesse link o currículo de montanha/escalada. Mais informações no site www.pedrohauck.net.
Também colaboram na aula prática Aline Lessa e Michel Ferreira, ambos formados em Educação Física e professores/treinadores de escalada do ginásio 90 graus.
Inscrições abertas pela página de contato.
Veja aqui algumas fotos dos instrutores praticando escalada em rocha.